Dados do Trabalho
Título
IATROGENIA APOS USO DE EDTA TOPICO EM TRATAMENTO DE CERATOPATIA EM FAIXA
Introdução
A ceratopatia em faixa é uma doença crônica degenerativa onde ocorre o deposito de hidroxiapatita de cálcio na córnea que pode ser devido a inflamações oculares recorrentes e que responde bem a ceratectomia com EDTA.
Métodos
Descrevemos um relato de caso de um paciente de 30 anos que apresentava ceratopatia em faixa que foi submetido a ceratectomia com EDTA, porém, seguiu fazendo uso domiciliar de EDTA 27 dias levando a formação de úlcera neurotrófica.
Resultados
Foi realizado o tratamento da úlcera neurotrófica e o paciente segue em acompanhamento com melhora do quadro de úlcera pós uso domiciliar EDTA. Na literatura não há nenhum trabalho que aborde o risco do uso de EDTA prolongado com a formação de úlcera neurotrófica.
Conclusões
Com este relato de caso foi possível observar que, apesar da boa resposta do uso do EDTA no tratamento de ceratopatia em faixa, há a necessidade de se fazer o uso somente no centro cirúrgico, para evitar casos graves como o descrito.
Palavras Chave
Úlcera neurotrófic, EDTA, iatrogenia.
Arquivos
Área
Patologia Clínica
Instituições
Hospital de Olhos CRO - São Paulo - Brasil
Autores
GIAN LUCCA ANGELINI DOS SANTOS, ANTÔNIO TÁSSIO DE SOUSA MIRANDA, DANTE VALDIVIA CHIRINOS, MARCELO MASTROMONICO LUI, ROSSEN MIHAYLOV HAZARBASSANOV