Dados do Trabalho


Título

Sensibilidade ao contraste em olhos com a nova lente intraocular Clareon®

Introdução

Comparar a sensibilidade ao contraste pós-operatória após implante de nova lente intraocular Clareon® com olhos implantados com a SN60WF.

Métodos

Dados de 16 pacientes (16 olhos; grupo SN60WF: 10; Clareon: 6) com catarata e nenhuma outra doença ocular, salvo erro refracional ±3,0 dioptrias com indicação formal de cirurgia por técnica padrão (facoemulsificação) foram analisados. A sensibilidade ao contraste foi medida utilizando-se uma nova ferramenta, denominada Camblobs, que presume medida da sensibilidade ao contraste independente da resolução espacial e consiste de tabelas de 25 linhas, com 4 círculos cinzas dispostos em cada linha e com contraste progressivamente menor linha a linha. O paciente é solicitado a marcar os círculos visíveis e a sensibilidade ao contraste é pontuada pela linha em que o paciente não conseguiu marcar corretamente mais de 2 pontos. As pontuações são anotadas em forma LogCS, variando de -0,80 a -2,05. Essa medida foi realizada 30 ± 10 dias após a cirurgia (pós-operatório).

Resultados

Todos os olhos dos dois grupos atingiram acuidade visual 1,0 ou melhor com correção no pós-operatório. Não houve diferença significativa entre o limiar de sensibilidade ao contraste (logCS) medido em olhos dos grupos SN60WF (-1.64 ± 0.05) e Clareon (-1.67 ± 0.06) (P = 0.2364 – teste t).

Conclusões

Nesse relato preliminar, não houve diferença quanto a sensibilidade ao contraste em olhos com SN60WF e Clareon aproximadamente 1 mês após a cirurgia. Em futuros relatos dados de número maior de pacientes e com maior tempo de seguimento serão apresentados.

Palavras Chave

Sensibilidade ao Contraste, Lente intra ocular monofocal

Arquivos

Área

Catarata

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Renata Moreto, Roberto Pinto Coelho, André Messias