ENDOTELITE ASSOCIADA A NEURITE HERPETICA. RELATO DE CASO.
Apresentar um quadro atípico de acometimento ocular pelo herpes vírus. Endotelite com neurite associada.
M.S.R.L, de 21 anos, sexo feminino, deu entrada dia 08/10/16 no serviço de urgência da Clínica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte, apresentando dor e fotofobia em olho esquerdo (OE) há 48 horas.
Ao exame apresentava AV 20/20 e CD 4 metros. OE quente, com pupila em média midríase, edema corneano, microbolhas e PKs. Pio de 56mmHg. Câmara anterior de difícil avaliação e fundoscopia inviável no momento, dada a opacidade da córnea. História pessoal pregressa de herpes labial. Diagnosticada clinicamente com endotelite herpética e iniciado tratamento VO com Aciclovir 4g/dia, colírios hipotensores, corticoide tópico e midriático. Solicitado exames de sangue.
Sete dias depois, retorna relatando melhora importante do quadro com acuidade visual de 20/30 em OE. Fundoscopia, agora viável, e identificado edema de disco de ++/4+, sem acometimento periférico ou macular.
Exames de sangue: VDRL não reagente (NR); FTAABS NR; Hb 13.9g/dl, 5400 leucócitos (40.2% neutrófilos segmentados, 48.2% linfócitos, 6.8% Monócitos, 4.1% eosinófilos), 293000 plaq
O vírus do herpes pode apresentar manifestações oculares variáveis. Ceratites, conjuntivites, endotelites, acometimentos posteriores, como a retinite ou necrose retiniana. A neurite, por sua vez, não é um sintoma comum, especialmente associado à outro tipo de acometimento, como a endotelite, relatada neste caso. Tal associação, ainda não foi descrito na literatura disponível. Mas, com a melhora de ambos os quadros após o uso de aciclovir 4g/dia por 21 dias, deve-se aceitar tal relação.
Endotelite ; herpes vírus ; neurite
Úveites
Clínico
Santa Casa BH - Minas Gerais - Brasil
LEONARDO COELHO GONTIJO, Letícia Torres Elias Silva, Ana Flávia Lacerda Belfort, Ana Elisa Loyola Arancibia