TOXOPLASMOSE OCULAR ADQUIRIDA COM MANIFESTAÇAO CONCOMITANTE E FORMA ATIPICA
***TRABALHO ENVIADO NO FORMATO DE PÔSTER
Descrever um caso clínico de manifestação atípica de toxoplasmose ocular adquirida em que houve a formação de dois focos simultâneos de retinocoroidite granulomatosa focal necrosante em áreas distintas do olho. O primeiro foco localizava-se em pólo posterior e o segundo foco adjacente ao nervo óptico provocando uma neurorretinite.
Relato de caso: AMMB, 29 anos, feminino, empregada doméstica,queixa-se de baixa visual em olho direito com início há 03 dias.Refere quadro gripal há três semanas com mal estar e linfoadenomegalia cervical. Nega contato com animais e enchente. Ao exame apresenta: AV: OD: 20/400 e OE:20/20, biomicroscopia: OD: reação de câmara anterior discreta e reação em vítreo anterior de +/++++, fundoscopia: Observa-se duas lesões de retinocoroidite sendo uma localizada em pólo posterior e a outra adjacente ao nervo óptico e a formação de uma neurorretinite.Solicitado exames de sangue e apresentou altas titulações de IgM para toxoplasmose e IgG toxoplasmose positivo, os outros exames vieram negativos inclusive para bartonella.Realizado tratamento com esquema completo e após seis semanas apresentou resolução completa do quadro inflamatório e melhora da linfoadenomegalia. Recebeu alta com AV: OD:20/30 e OE:20/20.
Conclusão: Quadros de toxoplasmose ocular em pacientes imunocomprometidos e naqueles que apresentam contaminação adquirida com manifestação ocular concomitante tendem a apresentar quadros inflamatórios atípicos, desde mais brandos a quadro severos e extremamente dramáticos.
****
Úveites
Clínica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
GABRIELLA FARIA LOPES, Renata Amaral Sant´Anna, Bruna Veloso Avelar Ribeiro, Leonardo Coelho Gontijo, Wilton Feitosa de Araújo