Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

IRIDOCICLITE NAO GRANULOMATOSA EM PACIENTE COM CATAPORA.

INTRODUÇÃO

A catapora é uma doença exantemática causada pelo vírus Varicela Zoster que acomete principalmente população pediátrica, com curso relativamente benigno. Apesar disso, casos de catapora tem sido relatados em adultos, com evolução mais grave. Entretanto, o acometimento ocular concomitante com o quadro sistêmico de catapora é bastante incomum.

OBJETIVO

Relatar um caso de iridociclite não granulomatosa unilateral em paciente com quadro agudo de catapora.

MATERIAL E MÉTODO

DSF, 20 anos, leucodérmica, estudante, atendido no setor de urgência da Clínica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte, queixando-se de dor ocular e visão um pouco embaçada em olho esquerdo com início há dois dias. Referiu dor de garganta, febre e mal estar geral com início há 05 dias e há dois dias aparecimento de lesões vesiculares e pruriginosas em tronco, membros superiores e inferiores e couro cabeludo.

RESULTADOS

Ao exame, apresentava: AV : OD:20/20 e OE: 20/30 que não melhora com a refração. Biomicroscopia: OD: sem alterações, OE: Reação de câmara anterior de ++/++++ e discreta celularidade vítrea, fundoscopia: sem alterações e PIO: OD:12 e OE:13 mmHg. Devido a queixa de mal estar e o quadro ocular foi iniciado aciclovir 4 gramas ao dia fracionado em 05 vezes e corticoide e cicloplégico. Após 07 dias retornou com melhora do quadro ocular e queixando-se apenas de prurido. As lesões já apresentavam pústulas com sinais de resolução. Ao final de duas semanas, apresentava AVc/c: OD: 20/20 e OE: 20/20 e ausência de sinais inflamatórios à biomicroscopia. Atualmente mantem–se com quadro estável e faz acompanhamento oftalmológico anual.

DISCUSSÃO / CONCLUSÃO

Durante quadro de infecções virais sistêmicas é muito importante prestar atenção aos sinais e sintomas oculares, pois estes podem ocorrer com um gama de espectro de variedades. A injúria ocular no curso de uma doença exantemática como a catapora pode variar desde uma blefarite a acometimento inflamatório intraocular exuberante. Neste cenário, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são de grande importância no prognóstico visual do paciente.

Palavras Chave

Iridociclite não granulomatosa, Catapora.

Área

Úveites

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

TULIO SOARES MARIANTE, Letícia Torres Elias Silva, Luciano de Barros Mendes, Rogério Rocha Lacerda, Wilton Feitosa de Araújo