MELANOMA DE CORPO CILIAR: RELATO DE CASO
O objetivo deste trabalho é relatar um caso sobre melanoma de corpo ciliar e fornecer ao médico oftalmologista ferramentas necessárias para suspeitar e reconhecer a doença.
Paciente M. J. S, 79 anos de idade, aposentado. Queixa de baixa acuidade visual súbita em olho esquerdo hà 01 um ano. Ao exame apresentava acuidade visual corrigida OD: 20/100, OE: movimentos de mãos. PIO OD: 12mmhg, OE: 25mmhg. Biomicroscopia: OD: olho calmo, córnea transparente, conjuntiva sem alterações, catarata N2, SCP+2. OE: Hiperemia conjutival +2, córnea impreguinada por hifema medindo 3mm, íris apresentando áreas de abaulamento e retração, corectopia, seclusao pupilar, não sendo possível avaliação do cristalino. Exame de ecografia B evidenciou: Múltiplas membranas vítreas de disposição retilínea, levando a descolamento de retina tracional. Presença na parede ocular, de grande lesão de baixa a média reflexibilidade acústica, séssil, que se eleva por cerca de 10,5mm em direção à cavidade vítrea, atingindo e deslocando o cristalino. A lesão possui aproximadamente 9,5mm de diâmetro basal vertical, 12,2mm de diâmetro basal horizontal e de 16,0mm de diâmetro ântero-posterior. Estudo doppler não se identifica escavação coroideana, tampouco atenuação sonora dos tecidos retrolesionais. Estudo doppler não revela vascularização intrínseca maior
Melanoma do corpo ciliar é raro, sendo relatado em 1 de 10 casos de todos melanoma intraoculares. A maioria se desenvolve a partir de um nevo melanocítico preexistente, e apresenta como principais fatores predisponentes: nevo uveal, melanocitose ocular congênita, xeroderma pigmentoso e síndrome do nevo displásico. Os sintomas relatados são visão embaçada, perda de campo visual e variando de quadros indolores até dor ocular grave. Vaso Sentinela é um sinal precoce, onde é possível identificar um ou mais vasos sanguíneos episclerais dilatados alimentando o tumor metabolicamente ativo. A ultrassonografia tem uma acurácia diagnóstica superior a 95% e útil para distinguir os melanomas dos cistos do corpo ciliar. A taxa de mortalidade global é de aproximadamente 30 à 50% apartir do diagnóstico, dado este que reforça a importância do seu reconhecimento precoce para diminuir o risco de metástase a distância, sua principal causa de mortalidade. Enucleação é a abordagem clássica para os melanomas de corpo ciliar. Em casos selecionados pode ser feito radiação pré-enucleação para reduzir hipoteticamente o risco de disseminação local e hematogênica.
Úveites
Clínico
HOSPITAL EVANGELICO - Minas Gerais - Brasil
RAFAEL BRAGA FREIRE, LORENA ROSA FERREIRA, FRANCESA SA FREIRE, RAFAEL RIBEIRO ASSIS, DOROTHY DANTES