Manifestações neurológicas em paciente com Doença de Behçet em uso de ciclosporina
Demonstrar a importância de se conhecer os possíveis efeitos neurotóxicos da ciclosporina, utilizada com frequência no tratamento da Doença de Behçet, além das manifestações neurológicas de uma de suas formas, a neuro-Behçet.
Paciente 19 anos, masculino, atendido na urgência da Santa Casa BH com uveíte em OE em 2013, resolvida com corticóide sistêmico e tópico e antibiótico sistêmico (considerou-se toxoplasmose como principal etiologia inicialmente). Após 2 meses, houve recorrência da uveíte, desta vez contralateral, e relato de úlceras orais recorrentes e genital. Foi diagnosticada Doença de Behçet e foram iniciados prednisona em dose imunossupressora e ciclosporina VO 200mg/dia. Dois anos depois, apresentou episódio de prostração, náuseas, soluços, recorrência das úlceras orais, fotofobia, dor em OD, dificuldade para deambular e confusão mental. Foi feita pulsoterapia (6 ciclos mensais) como tratamento para uma possível vasculite em atividade e a substituição da ciclosporina pela azatioprina, pois considerou-se a possibilidade de manifestações decorrentes da neurotoxicidade da Ciclosporina. Houve resolução das manifestações neurológicas, úlceras orais e uveíte. Em 2016, devido a relato de lapsos de memória e alteração do ciclo sono-vigília, recebeu nova pulsoterapia e alta com prednisona 40mg/dia. AngioRNM vasos cerebrais (2016): irregularidades intraluminais em artéria recorrente de Heubner bilateralmente que podem estar relacionadas a sequela de arterite.
A Síndrome de Behçet é uma afecção inflamatória multissistêmica cuja tríade clínica consiste em úlceras genitais, aftas orais e lesão ocular (uveíte). O envolvimento do sistema nervoso, neuro-Behçet (4-29% casos de deonça Behçet), caracteriza-se por sinais piramidais, hemiparesia, alteração comportamental, distúrbio esfincteriano e trombose de seio dural (esta pode levar à hipertensão intracraniana). A encefalopatia posterior reversível (PRES) é uma rara complicação decorrente do uso da Ciclosporina e pode cursar com cefaléia, alteração das funções mentais, convulsões e déficit visual. Assim, os sinais neurológicos descritos neste relato podem ter sido resultado da neurotoxicidade da Ciclosporina A e/ou do acometimento do sistema nervoso pela própria doença (neuro-Behçet).
Modo de apresentação: pôster.
Behçet
Ciclosporina
Úveites
Clínico
Santa Casa BH - Minas Gerais - Brasil
BARBARA SOEIRO MONTEIRO, Maíra Lima Acioli, Eduardo Perktold