Dados do Trabalho
Título
DELLEN ESCLERAL BILATERAL APOS CIRURGIA DE ESTRABISMO: UM RELATO DE CASO COM TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA DE SEGMENTO ANTERIOR (AS-OCT)
Introdução
O afinamento/dellen escleral é uma possível complicação após cirurgia de estrabismo. Até o momento, não há casos na literatura que utilizem a tomografia de coerência óptica do segmento anterior (AS-OCT) para realizar acompanhamento desta patologia.
Métodos
As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico do exame físico e do exame complementar ao qual o paciente foi submetido e revisão da literatura.
Resultados
O trabalho relata o caso de um menino de 3 anos de idade, portador de esotropia congênita, que foi submetido à cirurgia de estrabismo com duplo recuo dos músculos retos mediais, apresentando no 30º dia de pós-operatório afinamento escleral bilateral localizado anteriormente à nova inserção dos dois músculos retos mediais operados. O tratamento foi realizado com lubrificação intensa associada ao uso de colírio de acetato de prednisolona 1% quatro vezes ao dia. Nos meses seguintes após a cirurgia (14º e 19º meses), foram realizadas tomografia de coerência óptica e retinografia de segmento anterior, os quais registraram o afinamento que se manteve até a última avaliação. O alinhamento ocular permaneceu estável durante todo o acompanhamento e adequado para a cirurgia proposta.
Conclusões
A tomografia de coerência óptica do segmento anterior (AS-OCT) pode ser usado como exame complementar no acompanhamento do afinamento/dellen escleral após cirurgia de estrabismo.
Palavras Chave
DELLEN ESCLERAL; AFINAMENTO ESCLERAL; TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA; COMPLICAÇÕES CIRURGIA DE ESTRABISMO
Arquivos
Área
Miscelânea
Instituições
Hospital de Olhos do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
Hanna Carolina Constantino Teodoro, Nathália Almeida Raupp, Priscila I. Fernandes Zaupa, Luísa Moreira Hopker, Larissa K. G. Mazzarollo, Sylvia M. F. Sandoval