Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE TRIAGEM DE ACUIDADE VISUAL EM CRIANÇAS , À LUZ DA INTERSETORIALIDADE

Introdução

Avaliar e detectar precocemente os distúrbios visuais é fundamental para assegurar o desenvolvimento integral da criança, pois a visão é o principal meio de relacionamento com o mundo exterior . Falhas ao diagnosticar problemas visuais e a consequente falta de assistência acarretam prejuízo no aprendizado e socialização. Reconhecendo que a escola é uma instituição aglutinadora de grande número de crianças, e uma grande referência para identificação de possíveis problemas no processo de aprendizagem, justifica-se a aplicação do teste de acuidade visual em escolares. Considerando a “existência de baixa acuidade visual não detectada em escolares”,este Projeto tem por objetivo elucidar a importância de capacitar professores de uma escola pública para que realizem triagem da Acuidade Visual de seus alunos a fim de detectar problemas visuais nos escolares de forma precoce.

Método

O presente estudo tem como objetivo, de forma retrospectiva, coletar os dados produzidos em um projeto social de capacitação de professores do Ensino Fundamental para que realizassem triagem da acuidade visual de seus alunos e na avaliação oftalmológica subsequente a ele; analisar estes resultados e compará-los epidemiologicamente com a literatura, através de levantamento bibliográfico em bancos de dados, como Scielo, Lilacs, Pubmed. A coleta e avaliação destes resultados foi autorizada pela instituição responsável pelo projeto a ser estudado

Resultados

Foram triadas por professores capacitados 200 crianças entre 6-12 anos. Dentre elas, 181 obtiveram resultado satisfatório segundo a triagem e 19 apresentaram acuidade visual abaixo do esperado na triagem. Das 19 crianças captadas pela triagem, 1 foi falso positivo para alterações oftalmológicas, 16 apresentaram erros refrativos com necessidade de prescrição de lentes, e 2 não foram avaliadas por oftalmologista posteriormente.

Conclusões

Nota-se a relevância e a importância de se fomentar e incentivar a realização de campanhas e capacitação de professores para triagem da acuidade visual de escolares, uma vez que notam-se um número significativo de escolares que apresentam algum déficit visual e que não possuíam acompanhamento oftalmológico adequado. Além de se trabalhar com a multidisciplinaridade na abordagem do cuidado, nao se pode deixar de lado o grande e central objetivo deste tipo de projeto e iniciativa, que é proporcionar à criança condições de atingir o melhor desenvolvimento de seu potencial

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Unimed Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Carolina Itano Horita, Ana Beatriz Itano Horita, Roseli Aeko Itano Horita, Maria Jose Souza, Ricardo Naccarati