Abstract General Information
Título / Title
MANCHAS DE ROTH E OCLUSAO COMBINADA ARTERIAL E VENOSA DA RETINA ASSOCIADAS A ELEVAÇAO TRANSITORIA DE ANTICORPOS ANTI-FOSFOLIPEDES
Introdução / Purpose
Relatar um caso de manchas de Roth associadas à elevação transitória de anticorpos anti-fosfolípede em paciente com quadro de oclusão venosa e arterial daretina.
Material e Método / Methods
Revisamos os dados de prontuário da paciente feminina, 42 anos
Resultados / Results
Escotoma central. Borramento de disco, hemorragias retinianas, branqueamento da retina central e manchas de Roth em olho direito. Diante de oclusão venosa associada a arterial da retina, em paciente jovem, iniciou-se a investigação.Afastadas as causas embólicas, solicitados exames laboratotiais. Anticoagulante lúpico e anticorpo anti-cardiolipina presentes. Medidas após 12 semanas detectaram ausência dos anticropos.
Discussão e Conclusões / Conclusion
Manchas de Roth são hemorragias retinianas de centro esbranquiçado formado por trombo fibrino-plaquetário. A paciente foi investigada pela baixa idade e oclusão venosa associada a oclusão arterial da retina associados às manchas de Roth. A SAF é definida pela ocorrência de trombose venosa ou arterial ou perdas fetais na presença de achados laboratoriais positivos e persistentes. A síndrome aumenta o risco de acidente vascular cerebral, perdas fetais, infarto agudo do miocárdio e tromboembolismo pulmonar, entre outros. Nesse caso, o único achado relevante na investigação sistêmica foi a presença dos anti-corpos após o evento isquêmico, com normalização em seguida. No curso da doença, os níveis dos anticorpos podem variar ou desaparecer, porém, a elevação transitória não autoriza o tratamento. O tratamento da SAF é tema controverso, pois a cobertura anti-trombótica se confronta com os riscos inerentes aos da anticoagulação. Em nossa revisão não encontramos relatos de eventos vasculares associados à elevação não persistente dos anticorpos. Nesse caso, as manchas de Roth, se apresentaram como achado compatível com a fisiopatologia da doença gerando uma indagação sobre os riscos de manter conduta expectante nesse grupo de pacientes.
Palavras Chave
manchas de Roth, síndrome do anticorpo antifosfolípede, oclusão venosa da retina
Area
CLINICAL RETINA
Institutions
Oftalmodiagnose - Bahia - Brasil
Authors
BARBARA EMILLY MATOS RODRIGUES, MARCIEL DOURADO FRANCA, TÚLIO GOMES CATHALÁ , NARA LIGIA CRUZ DOURADO SUMI, ANDRE BARBOSA CASTELO BRANCO