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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ENCONTRO DE EDUCADORES

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Porque este projeto representa a integração entre ensino e serviço, e esta integração é uma das diretrizes estruturantes das especializações do IEP/HSL. Neste projeto conseguimos atingir o objetivo de unir profissionais da universidade e do sistema único de saúde em busca de educação permanente.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim. No inicio iriamos fazer o projeto aplicativo somente com os professores da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), mas depois ampliamos para profissionais do sistema único de saúde da cidade de são João del Rei - MG, assim como para os profissionais dos municípios vizinhos, nos quais a cidade de São João é considerada polo.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

As facilitadoras puderem exercer a pratica de facilitação o que impulsionou uma percepção não só de crescimento mas de autonomia.
E os participantes construíram ações durante as oficinas que culminaram em produtos que permanecem até hoje.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim, pois iniciamos um núcleo de educação permanente interdisciplinar na UFSJ, assim como uma comissão de integração ensino serviço com composição da secretaria estadual de saúde (SES-MG), secretarias municipais de saúde dos municípios da região de saúde de São João del rei e a UFSJ. Fizemos repactuações em COAPES (CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SAÚDE) e em educação permanente também.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Os principais obstáculos foram a pactuação nos espaços deliberativos das partes envolvidas. E os elementos facilitadores foram o número de pessoas dispostas a ajudar e a participar da implantação do projeto.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

A vontade de profissionais da saúde e da educação em se unirem para melhorarem sua formação e consequentemente a formação de futuros profissionais. .

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Foi criado o Núcleo de Educação Permanente Interdisciplinar (NEPI), a Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço Estadual (CIES), também foi criado um curso para formação de preceptores e além disso foi feita a repactuação em Coapes,

Curso

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

PRISCILA TOTARELLI MONTEFORTE, Rosa Gouvea de Sousa, Renata Shimizu Locatelli da Rosa, Priscila Emanuele Peixoto