IMPLEMENTAÇAO DO PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO NAS ESTRATEGIAS DE SAUDE DA FAMILIA NO MUNICIPIO DE ALTANEIRA
Porque o mesmo teve aplicabilidade nas equipes de estratégia de saúde da família e obtivemos ótimos resultados com a melhoria no acolhimento e feed back dos usuários do serviço relatando uma melhoria na assistência, escuta, atendimento e qualidade em geral. A experiência deve ser compartilhada. Visando que na época apliquei o projeto como gestora do município. Se encontrava como secretária municipal de saúde.
Não. O mesmo foi sendo aplicado conforme cronograma permitia e aceitabilidade e necessidades levantadas pelas equipes.
O objetivo foi atingido.
Sim. Em todo momento que permaneci no município as atividades eram continuas e as mudanças eram visíveis. Para melhoria da assistência. Confirmando que quando queremos conseguimos. Na época foram mudado modelo de agenda na APS para melhor atendimento ao usuário, implantação de caixas de ouvidoria no município, ativação da ouvidoria com ouvidora constante no município, atividades de educação permanente continua, reuniões com equipes e gestores, gestão compartilhada dentre outras estratégias implantadas.
Obstáculos- Conseguir unir os profissionais nas atividades e adesão as estratégias implantadas.
facilidades- Força de vontade para adquirir mudança. Apoio do gestor municipal (executivo- prefeito do município).
A dificuldade de permanência da equipe que participou do projeto desde o incio, equipe treinada. A rotatividade profissional é um grande fator critico.
Estrategia saúde da família mais organizada, menos demanda reprimida, resolutividade na APS, participação da comunidade, treinamento e reuniões continuas e possibilidade de mudanças constantes.
REG - Regulação em Saúde no SUS
Secretária municipal de Altaneira - Ceará - Brasil
ANA PAULA AGOSTINHO ALENCAR, Ceyla Naara Rodrigues Alencar, Regina Lucia Barbosa Santos Almeida, Ivo de Oliveira Leal