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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO PERMANENTE: FERRAMENTA PROPULSORA DE QUALIFICAÇAO DA ASSISTENCIA NO SUS

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Em virtude do potencial de mudança significativa na visão da “formação” do profissional, apresentando-o como ator participativo de todo o processo de construção dos saberes que é apresentado neste Projeto Aplicativo, por ser um projeto factível de aplicação em uma grande maioria dos serviços de saúde, em virtude do seu detalhamento minucioso das ações propostas e pela condição de mudança significativa na qualidade da assistência prestada no SUS através da Educação Permanente, temos a perfeita convicção que o mesmo deve ser selecionado para a apresentação no IEP/HSL.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

O plano de ação inicial não sofreu alterações, sendo o mesmo mantido no decorrer da sua execução, estando o projeto ainda em desenvolvimento no âmbito municipal.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

O projeto, hoje em fase de desenvolvimento no município, já teve sua apresentação e aprovação para implementação na Secretaria Municipal de Saúde, no Conselho Municipal de Saúde e diante dos profissionais de saúde, assim foi elaborada, apresentada e aprovada a proposta de criação de uma comissão interna de profissionais para avaliação, monitoramento e acompanhamento das ações em saúde, com foco na educação permanente, com a sua respectiva implantação, conforme proposta contida no PA, já foram capacitados profissionais locais para servirem de multiplicadores/facilitadores de aprendizagem, foram criados grupos de estudo, conforme a disponibilidade de cada profissional, além de que a educação permanente hoje está mais presente no cotidiano das ações dos profissionais.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

As principais evidências de mudanças notadas são uma quebra na resistência dos profissionais em participarem dos cursos, treinamentos e capacitações ofertadas, bem como a abertura de espaços para discussão de temas relacionados à prática profissional cotidiana nas reuniões de equipe e rodas de conversa, percebendo a educação permanente como algo intrínseco ao trabalho, além de uma maior satisfação de todos os envolvidos em tal processo.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Os principais obstáculos encontrados ainda são a falta de pessoas que sejam afetadas pelo desejo de transformar a realidade e que estejam dispostas a trabalhar em prol deste objetivo, outra dificuldade é a questão da logística de material e insumos. Como elementos facilitadores temos o total apoio da gestão local de saúde e a chama que arde dentro do peito de desejo de ver o projeto avançar e produzir mudanças reais que impactem positivamente a qualidade da assistência ao usuário do SUS, a qual foi acesa no início do curso de especialização, foi avivada a cada encontro e esperamos que permaneça sempre intensa para incendiar outros atores sociais na busca de um mesmo objetivo.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Como fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo temos a disponibilidade de tempo para a execução do mesmo, os recursos logísticos (equipamentos e espaços adequados), o conhecimento do público a ser trabalhado, conhecimento técnico do projeto e dos temas abordados, capacidade de mobilização e liderança, compromisso com o método a ser empregado e motivação do profissional em participar das ações propostas.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

Como desdobramentos podemos citar a participação em outros processos de formação-ação com foco na criação de núcleos de Educação Permanente e desenvolvimento de sistemas regionais de atenção à saúde para o estado, melhoria nas condições da oferta de serviços, inclusive relacionados ao PMAQ-AB, maior integração e motivação dos profissionais para atividades relativas ao tema.

Curso

GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde

Instituições

ARACAJU - Sergipe - Brasil

Autores

CLAUDIANA DUARTE SOUZA, Camilla Danielle Dórea De Santana, PAULO ROBERTO AYRES DE FREITAS BRITTO, SONIA MARIA DOS SANTOS