PROJETO APLICATIVO – VIVENCIAS NA FACILITAÇAO
Identificamos nos cursos da área da saúde da UNILA a oportunidade de implantação do Projeto Aplicativo - Vivências na Facilitação, com enfoque nas ações e estratégias pedagógicas baseadas em Metodologias Ativas de Ensino (M.A.E). O processo de ensino-aprendizagem deste projeto está ancorado nas teorias interacionistas da educação, na metodologia científica, na aprendizagem significativa e na integração teoria - prática, atrelado a conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Nesta proposta o processo de ensino-aprendizagem utilizou como referência os modelos da Espiral Construtivista e visou por meio das nossas vivências durante o curso de especialização em Metodologias Ativas, produzir instrumentalização e mudanças significativas em nosso processo de ensino dos cursos e também nos docentes dos cursos bem como técnicos da UNILA e possíveis preceptores. Assim, considerando nosso contexto de ensino e aprendizagem, o grupo de professores oriundos da UNILA, os quais foram participantes do Curso de Especialização em Metodologias Ativas do Instituo de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL) durante o ano de 2016, compreendendo a importância da adesão e consolidação desta estratégia pedagógica na UNILA, do papel fundamental dos sujeitos participantes das mudanças de saberes e práticas educacionais, é que a presente iniciativa , que objetivou sensibilizar e instrumentalizar docentes dos cursos de graduação em Medicina, Sa;ude Coletiva, além de Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) ligados a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e preceptores que atuam na rede de assistência à saúde no município de Foz do Iguaçu- PR, além os resultados obtidos e os desdobramentos que este produziu, em especial no curso de Medicina da UNILA, é que este projeto deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL.
Sim houveram modificações. O plano inicial era de sensibilizar os envolvidos quanto a importância do uso de metodologias ativas de ensino, na sua concepção e não apenas como meras técnicas de ensino, mostrar que era possível que estas propostas pudessem ser inseridas efetivamente no âmbito institucional, em especial nos cursos de Medicina e Saúde Coletiva, servindo neste momento como embriões para propostas futuras. O plano foi executado conforme Projeto, porém as expectativas eram de que os resultados surgissem em médio e longo prazo, porém resultados maiores foram obtidos em curto prazo. O modelo da espiral construtivista foi utilizado como base metodológica para o alguns dos módulos de maior carga horária do curso de medicina, se tornando referencia para o curso e já constante do PPC do curso e nos planos de ensino.Portanto, o que era para servir como ferramenta de sensibilização extrapolou os objetivos e foi efetivamente implantado como metodologia do curso.
Foi verificada uma considerável sensibilização dos envolvidos no desenvolvimento do PA, em especial a coordenação de curso e também a Pró Reitoria de Graduação da UNILA (PROGRAD), a qual pode vivenciar como o curso pretendia ou poderia funcionar e sendo assim pode compreender como as nossas propostas eram interessantes, promissoras e em especial, possíveis. Então houve uma interessante sinergia entre boa parte dos que puderam vivenciar estes momentos, os quais entenderam as propostas e colaboraram efetivamente para o desenvolvimento do PA e posterior proposta de implantação como metodologia do curso de Medicina. Houveram também interessantes relatos por parte do TAEs da PROGRAD e preceptores da rede de assistência em saúde do município, os quais buscam utilizar parte do que vivenciaram em suas praticas diárias e nos seus postos de trabalho.
Sim temos evidências de mudanças, as quais listo abaixo:
i. Os docentes do curso que participaram da iniciativa relatam que após vivenciarem o PA, acreditam que o uso efetivo de MAs podem trazer bons resultados na formação dos alunos e que MAs não parecem mais "baboseiras";
ii. Os envolvidos relatam que pretendem utilizar todas ou boa parte das vivências e técnicas aprendidas em sua prática docente, ou em seus postos de trabalho, pois agora entendem o princípio da co-responsabilização e do compartilhamento e construção ativa de aprendizado significativo;
iii. A coordenação entendeu que a proposta de se implantar o método da espiral construtivista como base metodológica para um dos módulos de maior carga horária do curso (Matriz de Funcionamento Sistêmico e Biológico, que vai de I a VI) e que também compreende as chamadas ciências "duras" ou básicas, seria uma ótima proposta, pois esta permite aprendizado significativo e baseado em problemas, e que esta em evidente sintonia com a proposta do curso, que alinhado com as DCNs de 2014, deve privilegiar o uso de MAs de ensino-aprendizagem;
iv. A PROGRAD compreende melhor nossas demandas e passou a ser, na maioria das vezes, uma defensora de nossas especificidade, uma vez que todo o restante da UNILA utiliza o sistema disciplinar e métodos tradicionais de ensino-aprendizagem;
v. A espiral construtivista consta agora dos pressupostos metodológicos do novo PPC do curso de Medicina da UNILA, o qual se tornou referencia para a instituição e também já foi motivo de diversas visitas de outras instituições que também possuem cursos de medicina em implantação.
Elementos Facilitadores:
i. Aceite da coordenação do curso de Medicina em conceder parte do tempo de reunião pedagógica docente que ocorre todas as quartas feiras para educação do PA no ano de 2016 e ainda hoje solicita participações para desenvolvimento docente nesta área;
ii. boa aceitação pela maioria dos docentes em conhecer nossas vivências durante o curso de especialização e companheirismo em se dedicar as atividades para valorizar nosso empenho em participar da formação e compartilhar com os demais colegas;
iii. A liberação dos TAEs da PROGRAD para participarem da execução do PA;
iv. O desenvolvimento do PA como projeto de Extensão da UNILA o que permitiu certificar todos os participantes;
v. A total participação de todos os 7 docentes envolvidos na elaboração e execução do PA, bem como de nossa Orientadora Renata S. Rosa;
vi. A libração dos servidores/preceptores da Secretaria de Saúde do município para participar do PA, mesmo enfrentando enormes problemas de cunho judicial no momento.
Obstáculos vivenciados:
i. A dificuldade e baixa adesão dos docentes do Curso de Saúde Coletiva para os eventos marcados;
ii. O considerável trabalho para produzir e organizar as atividades para um tempo reduzido;
iii. Conflitos de agendas e pautas do curso, pois em vários momentos haviam outras demandas do curso para serem tratadas nas mesmas datas dos encontro do PA;
iv. O desconforto inicial gerado por parte de alguns docentes do curso que não acreditavam muito nas vivências propostas e resistiam de maneira considerável as propostas e aos executores do PA;
v. O curto periodo de tempo para execução do PA;
vi. A distância do orientador e dificuldades em elaborar o PA, uma vez que não foram trabalhados princípios de identificação e priorização de problemas bem como a árvore explicativa e identificação de descritores e nós críticos;
vii. O término da execução do PA coincidir com os períodos de entrega do TCC do curso e também com o final do semestre letivo da UNILA;
viii. A não concordância e também desconfiança de servidores da secretaria municipal de saúde em participar do PA.
Consideramos os seguintes fatores críticos:
i. A total colaboração e apoio da Coordenação do Curso de Medicina, tanto em nossa liberação para participar dos encontros mensais no IEP/HSL, quanto em disponibilizar as reuniões para execução do PA;
ii. A compreensão e iniciativa do PROGRAD da UNILA, na pessoa do próprio Pró Reitor Prof. Eduardo Oliveira Elias, em apoiar e liberar servidores do setor para participar do PA;
iii. O envolvimento do grupo afinidade na execução do PA;
iv. As contribuições da orientadora do PA, Renata S. Rosa, sempre disponível e atenta para dirimir dúvidas e acalmar animosidades e dificuldades.
i. Inclusão do método da espiral construtivista nos pressupostos metodológicos do PPC do curso de medicina;
ii. O módulos de Matriz de Funcionamento Sistêmico e Biológico, que vão de I a VI, nos 6 primeiros semestres do curso, terem como metodologia base a espiral construtivista tal como trabalhada nas iniciativas do IEP/HSL e descrita nos artigos da autora Valéria Lima e colaboradores sobre o tema;
iii. A Educadora Valéria Lima ser convidada para ministrar a Aula Magna do Curso de Medicina da UNILA, em março de 2017;
iv. Uma melhor compreensão por parte do atores da UNILA envolvidos no projeto sobre o real significado de Metodologias Ativas;
v. Identificação e formação de novos facilitadores de aprendizagem no curso de Medicina da UNILA e que hoje atuam como tal nos módulos do curso, referidos acima;
vi. A geração, conclusão de um Projeto de Extensão oficialmente reconhecido e certificado pela UNILA;
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - Paraná - Brasil
ANTONIO MACHADO, Maria Leandra Terêncio, Seidel Guerra Lopez, Elisete Maria Ribeiro