EDUCAÇAO PERMANENTE: ESTRATEGIA PARA IMPLANTAÇAO DO PROTOCOLO DE MEDICAÇAO SEGURA
O projeto deve ser escolhido pelos seguintes motivos: tema relevante e estratégia importante para segurança do paciente. Projeto realizado com possibilidade de aplicabilidade em todos os níveis de atenção à saúde. Aplicabilidade de forma modificada em um serviço secundário, uma policlínica que oferta serviço pelo SUS. Servirá de motivação para outros serviços.
Sim. O local de aplicabilidade. Na verdade o projeto foi pensado para aplicar primeiramente em uma unidade hospitalar, podendo e ser inserido em qualquer serviços de saúde. Portanto foi e esta sendo realizado a plicabilidade na policlinica Bárbara pereira de Alencar.
Momentos de educação permanente em saúde foram e estão sendo implantadas com a prioridade de trabalhar os protocolos, quanto ao objetivo após avaliação aplicada é observado a melhoria do serviço quanto a segurança do paciente e qualidade do serviço com a continuidade da educação permanente em saúde.
Em alguns parâmetros sim a exemplo implantação da segurança com protocolo de medicação segura, a separação dos medicamentos, receitas com sistema eletrônico, farmacêutica na instituição ( para consulta), profissionais treinados e todo o cuidado com separação da medicação, receituários, identificação em medicamentos, organização de carrinho de emergência, check list dentre outras estrategias diferenciadas para estabelecer a segurança do paciente. No geral a instituição trabalha com avaliação do serviço por meio da ouvidoria a qual vem trazendo avaliações progressivas no que se refere a assistência com qualidade prestada pelos profissionais da instituição.
obstáculos. o maior foi adesão dos profissionais, principalmente técnicos de enfermagem. outro ponto também são por vezes falta de insumos.
Facilidades. A prática de momento com o grupo, a organização das atividades e momentos de educação permanente, apoio total da administração geral.
Monitorização e avaliação da permanência do uso dos protocolos implantados.
Equipe mais unida, continuidade no programa de educação permanente em saúde com outras temáticas que possibilitam segurança ao paciente e uma assistência de qualidade. Busca pela melhoria da implementação dos protocolos.
QSCP - Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente
Policlínica Bárbara Pereira de Alencar - Ceará - Brasil
ANA PAULA AGOSTINHO ALENCAR, Marisângela da Costa Silva, Elciane Alves Pereira Costa Feitosa, Erika Cardoso Pereira