IMPLANTAÇAO DO PROTOCOLO DE ATENÇAO A SAUDE DA MULHER EM PONTA GROSSA: “PRINCESAS DOS CAMPOS GERAIS”
Considerando os indicadores relacionados a saúde da mulher, sendo o indicador de mortalidade materna-infantil, o indicador de saúde mais relevante na avaliação da qualidade de assistência e longitudinalidade do cuidado, o presente projeto aplicativo vem com o intuito de dissolver a fragmentação histórica do sistema único de saúde, reorganizando todo o processo de trabalho, facilitando o acesso aos serviços e permitindo uma maior resolutividade na atenção básica.
NÃO
O deslocamento realizado incluiu: a reorganização dos processos educacionais, envolvendo todos os trabalhadores da atenção básica e especializada, assim como gestores; a reflexão acerca de normas e rotinas já institucionalizadas em saúde da mulher, permitindo alterações pautadas em evidencias científicas, favorecendo a assistência da população e o melhor emprego de recursos públicos.
Evidências documentais através de pesquisa de satisfação em relação ao novo protocolo de saúde da mulher e a metodologia utilizada na implantação, que aponta para uma sensibilização dos profissionais e a percepção de fluxos claros e bem definidos.
Obstáculos:
A insensibilidade inicial por parte dos profissionais da atenção secundária em relação a importância da aproximação entre os níveis de atenção e o desenvolvimento do trabalho em rede de forma articulada e integrada.
A dificuldade da gestão em compreender a importância dos investimentos na atenção básica que trazem benefícios a longo prazo.
A sobrecarga de trabalho dos profissionais da APS envolvidos no planejamento das ações estratégicas em saúde.
A cultura implantada na sociedade com pré conceitos estabelecidos sem fundamentação científica.
Elementos facilitadores:
O apoio da equipe de gestão da Atenção Primária;
A dedicação do Grupo Cuidado na elaboração do protocolo, na implantação e na sensibilização dos profissionais;
A aceitação e reconhecimento dos profissionais da atenção básica do protocolo como importante ferramenta de trabalho, evidenciada pela solicitação da elaboração e implementação de outros protocolos municipais.
A sensibilização e aproximação dos profissionais dos diversos níveis de atenção, para o trabalho em rede de forma articulada e resolutiva;
Potencializar os investimentos na Atenção Básica, fortalecendo e qualificando o acesso aos serviços de saúde, bem como o aumento da resolutividade.
A sensibilização dos agentes políticos e formadores de opinião do município para a conscientização da população sobre as práticas previstas no protocolo.
Implantação do protocolo Municipal de Saúde das Mulheres, implantação de testes rápidos de gravidez, elaboração de projeto básico para capacitação de profissionais da AB na inserção do DIU, realização de oficinas de discussão sobre saúde da mulher, elaboração do projeto Mãe Princesa dos Campos de melhoria do pré- natal e combate a sífilis congênita, qualificação do processo de elaboração e implantação de protocolos assistências, através do emprego de metodologias ativas.
PAB – Atualização em Atenção Básica
Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Pr - Paraná - Brasil
MANON CALLAÇA DE FREITAS, Antonio Dercy Silveira Filho, Robson Xavier da Silva, Daniela de Paula Almeida