PROPOSTA DE INTEGRAÇAO ENSINO-ASSISTENCIA NO CENTRO SAUDE ESCOLA MARCO E CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇAO (CER-II) /UNIDADE DE ENSINO E ASSISTENCIA EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - UEPA
O CSE Marco do CCBS/UEPA oferece diversos serviços de assistência à saúde vinculada ao SUS e sendo campo de prática em ensino-pesquisa e extensão da graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde da UEPA, que são: Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física. Porém, observa-se que há necessidade de fortalecer o trabalho integrado entre equipe técnica e a academia, pois a dificuldade dessa integração prejudica a assistência, no que diz respeito ao cuidado com o usuário, pouca comunicação entre a equipe técnica e o corpo docente e discente e consequentemente a formação, falta de planejamento integrado, sendo esses elementos importantes para melhor atender a população assistida por esses serviços.
Este projeto nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de integração ensino-serviço no Centro Saúde Escola da Universidade do Estado do Pará. Considerando que as diretrizes curriculares nacionais dos cursos da área da saúde já preconizam a inserção precoce do estudante em cenários de práticas, a relação entre professores e técnicos necessita ser estreitada.
A execução deste projeto trouxe maior aproximação entre ensino e serviço, com maior aceitação dos técnicos em relação aos estudantes, que trabalhando em conjunto com professores podem oferecer profissionais mais qualificados ao mercado, podendo servir de estímulo para outros profissionais de nossas unidades de ensino-assistência e outras instituições.
Sim.
Solicitamos uma bolsa com estímulo e gratificação ao técnico interessado em receber alunos.
Neste semestre 2017.2 houve uma maior quantidade de técnicos trabalhando em planejamento conjunto com professores do curso de Medicina e maior integração ensino-serviço.
Sim. Adesão de alguns técnicos ao trabalho de preceptoria de discentes.
Obstáculos - não remuneração ao técnico
Elementos facilitadores - os técnicos se sentem valorizados ao participar do planejamento do curso.
Oficinas de capacitação, planejamento do curso em conjunto com técnicos e professores.
Maior motivação de estudantes, professores e técnicos
GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil
ELAINE XAVIER PRESTES, Djenanne Simonsen Caetano, Ana Paula Oliva Reis