NOVOS OLHARES, NOVOS CAMINHOS- PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO 2016-2017 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO UFJF
O Plano Diretor Estratégico (PDE) 2016-2017 do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) nasceu num contexto desafiador de conciliar a manutenção de elevados padrões de qualidade dos cuidados assistenciais à população, das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o momento de transição pelo qual passava o Hospital nos últimos anos. O PDE propos ações para o enfrentamento dos macroproblemas diagnosticados pela comunidade hospitalar. Assim após identificados os principais problemas que o HU-UFJF enfrentava foram propostas ações para os próximos dois anos, a fim de promover a melhoria da assistência à saúde, dos processos administrativos e impulsionar a formação de profissionais para o SUS. Destacou-se a necessidade de promover Atenção à Saúde centrada no paciente e ofertada por equipes multiprofissionais, com ênfase na humanização do atendimento. A implantação de uma política de segurança do paciente atendendo a legislação existente foi considerada prioritária e em consonância com a padronização da assistência à saúde através da construção e implementação de protocolos clínicos multiprofissionais. A relevância para o SUS pode ser aquilatada quando se observa o amadurecimento da gestão consequente a construção deste PDE. Sua efetiva implantação permitiu uma maior articulação com a Rede de Atenção à Saúde; fortalecimento das linhas de cuidado existentes com melhor definição do papel do HU-UFJF neste processo assistencial; construção de uma linha de diálogo com o gestor no sentido de atender as demandas locais em momentos de fragilidade da rede, oferecendo retaguarda principalmente nas demandas da ortopedia. A pactuação interna de metas de produção quantitativas e qualitativas para atender à contratualização com o gestor municipal do SUS e às necessidades de ensino foi norteada pelas ações estabelecidas no PDE. O PDE trouxe uma cultura de discussão de políticas vitais ao estabelecimento de comunicação efetiva, construção de fluxos operacionais e estabelecimento de processos para infraestrutura, logistica, gestão administrativa e financeira em todos os níveis o que está proporcionando uma mudança de cultura organizacional, com resultados efetivos na redução de prazos e custos. A política de educação continuada/permanente tem procurado atender às necessidades institucionais com qualificação dos colaboradores. Em relação ao ensino, o HU está promovendo o segundo curso de formação de preceptores desde a implantação do PDE com certificação, na modalidade aperfeiçoamento (180 horas) numa parceria entre UFJF e HU, oferecendo oportunidade de qualificação inclusive de profissionais da Rede de Atenção a Saúde.
O plano de ação foi seguido conforme planejado.
Em relação às ações propostas, 18 meses após a implantação do PDE, temos os seguintes percentuais de conclusão (deslocamento verificado em direção à situação objetivo):
1.Desenvolver assistência segura à saúde - 58%
2. Criar processos para construção, validação e monitoramento dos protocolos com visão multiprofissional - 58%
3. Criar e formalizar contratos internos compatíveis com as demandas do SUS e necessidades de ensino -88%
4. Criar e monitorar os fluxos assistenciais 90%
5. Definir as ferramentas e ações de comunicação em conformidade com a Política de Comunicação interna e externa 75%
6. Criar e implementar um plano de gestão da engenharia clínica 93%
7. Criar e implementar um Plano de manutenção predial preventiva e corretiva 86%
8. Mapear, modelar e divulgar os Processos de Compras 78%
9. Reestruturar o setor de hotelaria 89%
10. Reestruturar a educação permanente 79%
11. Integrar HU/Pró-Reitorias e Unid. Acadêmicas para o desenvolvimento do ensino e pesquisa em todos os níveis 80%
12. Renovar contratualização de acordo com a capacidade instalada 100%
13. Elaborar e implementar um Plano de Gestão de Contratos 96%
14. Implantar Sistema de Custos 53%
15. Elaborar e implementar um Plano de Gestão de Materiais 100%
As evidências de mudanças se caracterizaram por:
1. Realização do Contrato com Gestor local em fevereiro de 2016.
2. Integração de 577 novos empregados
3. As atividades assistenciais encontram-se pactuadas e reguladas pelo gestor.
3. Processos mapeados no setor de compras; suprimentos; TI; Gerência de Ensino e Pesquisa; hotelaria e infraestrutura.
4. Contratos internos de serviço na Gerência de atenção a saúde
5. Implantação do PACS
6. HU é um dos cinco hospitais da Rede Ebserh escolhido para desenvolver um modelo de referência com o objetivo de nortear boas práticas que devem ser realizadas pelas instituições.
7. HU atingiu a marca de 99% de recomendação dos usuários.
8. HU foi selecionado entre os 39 hospitais filiais da rede Ebserh para participar do projeto Gestão da Oferta para construção e aprimoramento eregulação assistencial intra-hospitalar”; Projeto de Qualificação dos Serviços de Hotelaria e Engenharia Clínica.
9. O Serviço de Traumatologia e Ortopedia foi habilitado e credenciado como alta complexidade.
10. Renovação da habilitação do Serviço de transplante de Medula óssea - aparentado e autogênico - DOU 21/08/17 portaria nº 1351 de 15/08/2017.
11. A Gerência de Ensino e Pesquisa foi convidada a compor os Grupos de Trabalho de elaboração de normativas para a Preceptoria e para Residências Médica e Multiprofissionais.
12. Desenvolvimento de competências para preceptoria em programas de residência certificado pela UFJF (primeira turma já certificada e segunda turma com início previsto para 25/08/2017)
Dentre os principais obstáculos destacamos:
1. Não conclusão das obras de construção e ampliação do Hospital Universitário.
2. Não aporte dos recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades previstas no PDE, como por exemplo a implantação da certificação de qualidade (ONA).
Elementos facilitadores:
1. Valorização pela EBSERH-Sede das iniciativas e propostas inovadoras desenvolvidas pelo HU-UFJF.
2. Melhoria nas relações institucionais, a saber com Gestor local, estadual e controle social.
3. Valorização pela Gestão Central da UFJF (Reitoria) das iniciativas propostas pelo HU e busca de soluções das demandas bilaterais.
O sucesso do projeto em andamento deve-se a:
1. Liderança e carisma da Superintendência.
2. Motivação e comprometimento para o trabalho do contingente de trabalhadores da instituição.
3. Substituição total dos vínculos precários por empregados da EBSERH.
4.Bom relacionamento entre e inter equipes dos trabalhadores (RJU, EBSERH e demais Contratados)
Quais os desdobramentos, produtos e ou resultados relacionados ao projeto?
Desdobramentos , produtos e/ou resultados
1.Plano Diretor Estratégico 2016-2017 alcançou 82% das metas.
2. aprendizado e amadurecimento da equipe, além dos resultados alcançados permitiu a ampliação dos envolvidos para elaboração coletiva do PDE 2018-2019 já em andamento.
3. Dois cursos de aperfeiçoamento em Desenvolvimento de Competências para Preceptoria em Residências.
4. Caderno de Processos já desenvolvido em 12 áreas selecionadas
GHUF - Gestão de Hospitais Universitários Federais
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFJF - Minas Gerais - Brasil
MARIA HELENA BRAGA, BRUNO BARVOSA VIEIRA, IVAN BATISTA COELHO