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Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DE AÇOES DE HUMANIZAÇAO POR MEIO DA PRECEPTORIA DO SUS NA UMS PRATINHA

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

Uma boa comunicação é imprescindível nas relações humanas, sejam elas relações laborais, interpessoais ou familiares. No que tange as relações laborais, a utilização da comunicação como instrumento possibilita que o processo de trabalho flua e seja mais efetivo, contribuindo para minimização de falhas dentro deste processo. A forma de interação dentro uma instituição de trabalho pode afetar positivamente ou negativamente as relações trabalhador-trabalhador, trabalhador-usuário e trabalhador-gestão, de forma que a necessidade de um espaço reservado para o encontro da equipe e exposição de falas, argumentos, pensamentos e ideias resultará em uma equipe mais entrosada, satisfeita, disposta a resolução de problemas dentro uma lógica de coletivo e não de unidade. Portanto o projeto apresenta relevância, pois o tema tratado valoriza a dimensão subjetiva e social em todas as praticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos dos cidadãos. Buscou o fortalecimento do trabalho junto a equipe multiprofissional, fomenetando a transversalidade e grupalidade, bem como a produção de conhecimento e tecnologias relacionais e de comportilhamento das práticas de cuidado e de gestão em saúde referentes a humanização.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim. As Reuniões passaram de mensais para semanais

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

A educação permanente é vista como importante estratégia de gestão provocadora de mudanças que reflete sobre a prática concreta dos serviços, trabalhando a resolução de problemas com base na realidade constatada no processo de trabalho, ou seja, “se dá no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho”. Portanto o grupo visualizou a necessidade de constante mobilização no sentido que a aplicação do projeto não depende somente do preceptor, mas de todo o grupo que compõe a equipe.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim. Os profissionais externaram falas durante as reuniões de aprimoramento da escuta, tanto entre os componentes da equipe quanto na relação com os usuários do SUS.
Relação entre usuários e trabalhadores melhoradas.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Obstáculos: resistência de alguns profissionais da unidade de saúde e tempo disponível para as reuniões.
Elementos facilitadores: apoio e participação de grande parte da equipe da UMS e da gestão local; integração ensino serviço, com apoio entre as duas instituições envolvidas.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Apoio das gestões das instituições envolvidas (ensino e serviço)
Aceitação da gestão local relacionada a implementação do projeto
EXPERIENCIA EX EGRESSOS DO CURSO DE ESPECILAIZAÇÃO
Alto grau de envolvimento dos membros na organização e implementação das ações,

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

As reuniões resultaram na extensão das ações (oficinas de humanização ) aos profissionais ACS da Estratégia Saúde da Família da área de cobertura da unidade com possibilidade de aplicação na ESF.
80% dos trabalhadores da unidade de saúde alcançados pelas ações.
Envolvimento das equipes de residência multiprofissional presentes na unidade.

Curso

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

INSTITUTO SIRIO LIBANES DE ENSINO E EPSQUISA - Pará - Brasil

Autores

LEIDIANA DE JESUS SILVA LOPES, ELIANA DE JESUS DA COSTA DE SOUZA , MAURICIA MELO MONTEIRO, PEDRO NAZARENO BARBOSA JUNIOR