O FORTALECIMENTO DA ATENÇAO PRIMARIA DA SAUDE NO MUNICIPIO DE TRACUATEUA: IMPLEMENTANDO E APLICANDO OS FLUXOS E PROTOCOLOS DE ACESSO NA UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA DA AGUA FRIA.
ATENÇÃO BÁSICA ESTÁ ENVOLVIDA EM TODOS OS PROCESSOS DE REGULAÇÃO EM SAÚDE, DEVENDO SER A PORTA DE ENTRADA PARA OS PROCEDIMENTOS ASSISTENCIAIS. NESSE CONTEXTO FOI VERIFICADA A NECESSIDADE DO FORTALECIMENTO DA MESMA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A FLUXOS E PROTOCOLOS DE ACESSO E AS LINHAS DE CUIDADOS. O GRANDE OBJETIVO DESTE PROJETO É MODIFICAR A REALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ATRAVÉS DE UM PROCESSO EDUCACIONAL PERMANENTE, VOLTADO PARA O ENTENDIMENTO DA IMPLANTAÇÃO / IMPLEMENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DESTES PROTOCOLOS DE ACESSO, NA TENTATIVA DE DAR FLUIDEZ AOS PROCESSOS E GARANTIR UMA ASSISTÊNCIA INTEGRAL E SEGURA A TODOS OS USUÁRIOS DO SUS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS, AONDE O PROJETO VEM SENDO APLICADO. ESTAMOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA QUE BUSCA A MELHORIA DO ACESSO DOS USUÁRIOS AOS SERVIÇOS DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE. O PROJETO JÁ APRESENTA RESULTADOS SENTIDOS QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE NA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO MUNICÍPIO.
OCORRERAM VÁRIAS MODIFICAÇÕES DEVIDO A ADEQUAÇÃO DO PROJETO ORIGINAL A OUTRO MUNICÍPIO, O TÍTULO ORIGINAL É "O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMARIA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TRACUATEUA: IMPLEMENTANDO E APLICANDO OS FLUXOS E PROTOCOLOS DE ACESSO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA AGUA FRIA". PASSANDO A SER O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMARIA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS: IMPLEMENTANDO E APLICANDO OS FLUXOS E PROTOCOLOS DE ACESSO NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE.
DEVIDO A MUDANÇA PARA OUTRO MUNICÍPIO O PROJETO ORIGINAL SOFREU MODIFICAÇÃO NOS DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO, DADOS DA REDE DO MUNICÍPIO E SERVIÇOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. NOS ATORES SOCIAIS FOI INCLUÍDA A DIRETORIA DO HOSPITAL, DIRETOR CLÍNICO E GERÊNCIA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL MUNICIPAL.
OCORREU A MELHORIA DO ACESSO DO USUÁRIO AOS SERVIÇOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE QUE É A SITUAÇÃO OBJETIVO DO PROJETO. PARALELAMENTE OS DIVERSOS DIÁLOGOS OCORRIDOS ENTRE ATORES IMPORTANTES DO PROCESSO LEVARAM AO FORTALECIMENTO DA REDE ASSISTENCIAL E MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO MUNICÍPIO.
SIM. AS MUDANÇAS EM RELAÇÃO A SITUAÇÃO INICIAL FICAM EVIDENTES NÃO SÓ NA MELHORIA DO QUADRO DE GRANDES FILAS DE ESPERA E PREENCHIMENTO INADEQUADO DE REFERENCIAS, ALÉM DISSO OCORREU A MELHORIA DOS ENCAMINHAMENTO A REDE DE SERVIÇO E DAS ORIENTAÇÕES FORNECIDAS AO USUÁRIO DE UMA FORMA GERAL, ENTRE OUTROS FATORES DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A QUALIDADE DO SERVIÇO OFERTADO.
OBSTÁCULOS:
*FALTOU APOIO LOGÍSTICO PARA REUNIR COM OS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES DE SAÚDE
*FALTA DE ALGUNS MATERIAIS BÁSICOS COMO FOLHA DE PAPEL, COMPUTADOR, IMPRESSORA, TINTA PARA IMPRESSÃO, ETC...
*DIFICULDADE NO TRANSPORTE PARA EQUIPE DE REGULAÇÃO SE DESLOCAR PARA AS UNIDADES DE SAÚDE
ELEMENTOS FACILITADORES
*VONTADE DA EQUIPE DE REGULAÇÃO EM QUERER TRANSFORMAR A REALIDADE
*PROFISSIONAIS DAS UNIDADES QUERENDO SE ENVOLVER NO PROCESSO
*PROPORCIONOU A INTEGRALIDADE ENTRE AS EQUIPES DAS UNIDADES DE SAÚDE (PUDERAM SE CONHECER MELHOR)
UM DOS FATORES CRÍTICOS APRESENTADOS PARA O SUCESSO DO PROJETO A BAIXA COMPREENSÃO DE UMA PARTE DA POPULAÇÃO APESAR DAS ORIENTAÇÕES FORNECIDAS, ALÉM DA FALTA DE ORGANIZAÇÃO DE ALGUNS SERVIÇOS OFERTADOS POR OUTRAS CENTRAIS DE REGULAÇÃO, OU SEJA, SERVIÇOS NOS QUAIS OS MUNÍCIPES SÃO REFERENCIADOS.
VALE DESTACAR A REDUÇÃO DA FILA DE ESPERA, O PREENCHIMENTO ADEQUADO DOS IMPRESSOS, A QUALIDADE DAS REFERENCIAS E ENCAMINHAMENTOS A REDE DE REFERÊNCIA. AINDA NÃO CHEGAMOS AO FIM DO PROJETO, MAS QUEREMOS INVESTIR NA COMUNICAÇÃO EFETIVA ENTRE AS UNIDADES DE SAÚDE, EQUIPE DE REGULAÇÃO MUNICIPAL E INTEGRAÇÃO COM AS OUTRAS EQUIPES DE REGULAÇÃO AS QUAIS REFERENCIAMOS NOSSOS PACIENTES.
REG - Regulação em Saúde no SUS
SÍRIO LIBANES - Pará - Brasil
KELLY LENY FERREIRA FRANCA AGUIAR, ELIANA MARIA DIAS, FRANCISO OTAVIO ALVES CORDEIRO, CAROLINA ABREU VALENTE OLIVEIRA