REORGANIZAÇAO DO FLUXO DE ENCAMINHAMENTO PARA AS CONSULTAS GINECOLOGICAS NO CENTRO DE TRATAMENTO E PREVENÇAO DE CANCER DE COLO E MAMA - CPCOM EM BOA VISTA/RR
A reorganização do fluxo de encaminhamentos para consulta ginecológicas no CPCOM esta tendo uma aplicabilidade aceitável tanto para os usuários e profissionais da Atenção Básica do município de Boa Vista. Após a socialização do Projeto Aplicativo o gestor da unidade acolheu o projeto e aplicou no CPCOM, houve uma reunião com os gestores da Atenção Básica e da Especializada que aprovaram o projeto e hoje as Unidades Básicas de Saúde segue o fluxo de encaminhamentos, com isso houve uma diminuição significativa da demora do encaminhamento e consequentemente da consulta ao especialista e retornando em tempo hábil para a Atenção Básica onde o usuário iniciou seu atendimento. Diante disso o CPCOM está aos poucos organizado sua referência e contra referência.
Sim, de inicio foi discutido do grande numero de consultas especializadas e exames, realizamos um levantamento e verificou-se que ais de 30% dos exames e consultas agendadas não tinham sido realizadas, isso devido a demora que vinha desde da marcação e realização, então foi cogitada a implantação de uma central de Regulação no município de Boa Vista, mas percebemos que era fora da nossa governabilidade e poder de intervenção não iria um impacto para resolver o problema. Então o Projeto Aplicativo foi repensado e verificou-se que o nó critico estava associado pela falta de organização dos encaminhamentos oriundos da Atenção Básica do município de Boa Vista.
O deslocamento do Projeto Aplicativo foi a colaboração dos autores em promover a mudança diante do problema, isso fez com que os autores buscassem evidencias que dificultavam o acesso aos serviços e exames especializados no município de Boa Vista.
Sim. Hoje pode verificar que houve uma otimização nos encaminhamentos, uma diminuição no tempo de espera dos encaminhamentos oriundos da Atenção Básica, com isso o número de absenteísmo dos usuários vem diminuído.
Principais Obstáculos
* Houve resistência por parte dos profissionais da Atenção Básica;
* No inicio houve erros nos encaminhamentos de exames para o CPCOM
Elementos Facilitadores
* Uma das Autoras do Projeto Aplicativo é a gestora do CPCOM
* A gestora/autora além de aplicar o Projeto aplicativo no CPCOM realizada o monitoramento da propostas para dá continuidade ao projeto Aplicativo.
Os fatores Críticos de sucesso foram:
* Aceitação do Gestor de Saúde municipal em aplicar o Projeto Aplicativo no CPCOM;
* A gestora da unidade comtemplada com o Projeto aplicativo é também a autora do projeto;
A reorganização do Fluxo de encaminhamentos para a ginecologia no CPCOM teve uma boa aplicabilidade, houve uma redução no tempo de espera dos encaminhamentos e com isso minimizou também o tempo de atendimento dos usuários que aguardavam as consultas, sendo atendido com o profissional médico certo e retornando para seu profissional médico da Atenção Básica. diante disso o município de Boa Vista vem organizando seu fluxo de referencia e contra referencia.
REG - Regulação em Saúde no SUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOA VISTA-RR - Roraima - Brasil
NADJA SALGUEIRO DA SILVA, ROBERTA PEREZ DE SALES, CRISTIANE ROMÊNIA FONSECA DE ALMEIDA