Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

REORGANIZAÇAO DO FLUXO DE ENCAMINHAMENTO PARA AS CONSULTAS GINECOLOGICAS NO CENTRO DE TRATAMENTO E PREVENÇAO DE CANCER DE COLO E MAMA - CPCOM EM BOA VISTA/RR

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

A reorganização do fluxo de encaminhamentos para consulta ginecológicas no CPCOM esta tendo uma aplicabilidade aceitável tanto para os usuários e profissionais da Atenção Básica do município de Boa Vista. Após a socialização do Projeto Aplicativo o gestor da unidade acolheu o projeto e aplicou no CPCOM, houve uma reunião com os gestores da Atenção Básica e da Especializada que aprovaram o projeto e hoje as Unidades Básicas de Saúde segue o fluxo de encaminhamentos, com isso houve uma diminuição significativa da demora do encaminhamento e consequentemente da consulta ao especialista e retornando em tempo hábil para a Atenção Básica onde o usuário iniciou seu atendimento. Diante disso o CPCOM está aos poucos organizado sua referência e contra referência.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Sim, de inicio foi discutido do grande numero de consultas especializadas e exames, realizamos um levantamento e verificou-se que ais de 30% dos exames e consultas agendadas não tinham sido realizadas, isso devido a demora que vinha desde da marcação e realização, então foi cogitada a implantação de uma central de Regulação no município de Boa Vista, mas percebemos que era fora da nossa governabilidade e poder de intervenção não iria um impacto para resolver o problema. Então o Projeto Aplicativo foi repensado e verificou-se que o nó critico estava associado pela falta de organização dos encaminhamentos oriundos da Atenção Básica do município de Boa Vista.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

O deslocamento do Projeto Aplicativo foi a colaboração dos autores em promover a mudança diante do problema, isso fez com que os autores buscassem evidencias que dificultavam o acesso aos serviços e exames especializados no município de Boa Vista.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

Sim. Hoje pode verificar que houve uma otimização nos encaminhamentos, uma diminuição no tempo de espera dos encaminhamentos oriundos da Atenção Básica, com isso o número de absenteísmo dos usuários vem diminuído.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

Principais Obstáculos

* Houve resistência por parte dos profissionais da Atenção Básica;
* No inicio houve erros nos encaminhamentos de exames para o CPCOM

Elementos Facilitadores

* Uma das Autoras do Projeto Aplicativo é a gestora do CPCOM
* A gestora/autora além de aplicar o Projeto aplicativo no CPCOM realizada o monitoramento da propostas para dá continuidade ao projeto Aplicativo.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

Os fatores Críticos de sucesso foram:

* Aceitação do Gestor de Saúde municipal em aplicar o Projeto Aplicativo no CPCOM;
* A gestora da unidade comtemplada com o Projeto aplicativo é também a autora do projeto;

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

A reorganização do Fluxo de encaminhamentos para a ginecologia no CPCOM teve uma boa aplicabilidade, houve uma redução no tempo de espera dos encaminhamentos e com isso minimizou também o tempo de atendimento dos usuários que aguardavam as consultas, sendo atendido com o profissional médico certo e retornando para seu profissional médico da Atenção Básica. diante disso o município de Boa Vista vem organizando seu fluxo de referencia e contra referencia.

Curso

REG - Regulação em Saúde no SUS

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOA VISTA-RR - Roraima - Brasil

Autores

NADJA SALGUEIRO DA SILVA, ROBERTA PEREZ DE SALES, CRISTIANE ROMÊNIA FONSECA DE ALMEIDA