VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E ATENÇAO BASICA: OPERACIONALIZANDO AÇOES DE CONTROLE DE TUBERCULOSE EM PETROLINA – PE
DIANTE DA ELEVADA MAGNITUDE E IMPORTÂNCIA QUE A TUBERCULOSE TEM, NÃO APENAS NO BRASIL, MAS NO MUNDO, É DE EXTREMA RELEVÂNCIA A APRESENTAÇÃO DESTE PROJETO APLICATIVO NESSE SEMINÁRIO. POIS ESTE PROJETO ABORDA UMA TEMÁTICA IMPRESCINDÍVEL PARA O BOM DESEMPENHO DAS AÇÕES QUEM ENVOLVEM O AGRAVO TUBERCULOSE. DIANTE DA PROBLEMÁTICA LEVANTADA, A SABER:BAIXA INTEGRAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ATENÇÃO BÁSICA FRENTE O AGRAVO TUBERCULOSE , FORAM PLANEJADAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS OBJETIVANDO PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA -PE FRENTE AO AGRAVO TUBERCULOSE. A APRESENTAÇÃO DESTE TRABALHO CERTAMENTE LEVARÁ, TODOS OS PARTICIPANTE A UM REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DA INTEGRAÇÃO EM TODAS AS ESFERAS DO SUS, EM ESPECIAL À ATENÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO COORDENADORES E GESTORES COM VISTAS À AMPLIAÇÃO DA AUTONOMIA NOS PROCESSOS DE DECISÃO ENVOLVENDO TANTO O GERENCIAMENTO DE RECURSOS QUANTO A EXECUÇÃO DE TAREFAS.
NESSE CONTEXTO, A TUBERCULOSE PODE SER CONSIDERADA UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONSIDERANDO AS DIFICULDADES HISTÓRICAS NO SEU ENFRENTAMENTO, E AS SITUAÇÕES QUE EVIDENCIAM O QUANTO AÇÕES COMO ESTAS PODEM SER DE SUMA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ATUAL DO SUS.
NÃO HOUVE MODIFICAÇÕES.
FOI REALIZADA UMA REUNIÃO DE DISCUSSÃO SOBRE O FLUXO DA ASSISTÊNCIA
A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA TEM APRESENTADO DISPONIBILIDADE PARA REUNIÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO. NO ENTANTO, COMO ESTAMOS NO PRIMEIRO ANO DE UMA NOVA GESTÃO, ESSES ESTÃO ORGANIZANDO OS SERVIÇOS.
O PRINCIPAL PROBLEMA FOI A MUDANÇA DE GESTÃO, POIS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO HOUVE NOVAS CONTRATAÇÕES E TAMBÉM SAÍDA DE COORDENADORES DOS SERVIÇOS, COM ISSO NÃO TIVEMOS OPORTUNIDADE DE DAR INÍCIO AS AÇÕES PLANEJADAS.
EMPENHO E COMPROMISSO NA EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PELA GESTÃO E PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA.
FOI REALIZADA PRIMEIRA REUNIÃO ATENÇÃO BÁSICA COM EPIDEMIOLOGIA, QUANDO FOI ABORDADO QUESTÕES COMO O FLUXO DA REDE. O PROJETO APLICATIVO FOI APRESENTADO A NOVA GESTÃO, QUE DEMONSTROU TOTAL INTERESSE EM EXECUTÁ-LO EM CONJUNTO COM TODOS OS ENVOLVIDOS.
EVS - Vigilância em Saúde
Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde - Pernambuco - Brasil
IRISMAR BEZERRA DA SILVA