Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E ATENÇAO BASICA: OPERACIONALIZANDO AÇOES DE CONTROLE DE TUBERCULOSE EM PETROLINA – PE

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

DIANTE DA ELEVADA MAGNITUDE E IMPORTÂNCIA QUE A TUBERCULOSE TEM, NÃO APENAS NO BRASIL, MAS NO MUNDO, É DE EXTREMA RELEVÂNCIA A APRESENTAÇÃO DESTE PROJETO APLICATIVO NESSE SEMINÁRIO. POIS ESTE PROJETO ABORDA UMA TEMÁTICA IMPRESCINDÍVEL PARA O BOM DESEMPENHO DAS AÇÕES QUEM ENVOLVEM O AGRAVO TUBERCULOSE. DIANTE DA PROBLEMÁTICA LEVANTADA, A SABER:BAIXA INTEGRAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ATENÇÃO BÁSICA FRENTE O AGRAVO TUBERCULOSE , FORAM PLANEJADAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS OBJETIVANDO PROMOVER A INTEGRAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA -PE FRENTE AO AGRAVO TUBERCULOSE. A APRESENTAÇÃO DESTE TRABALHO CERTAMENTE LEVARÁ, TODOS OS PARTICIPANTE A UM REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DA INTEGRAÇÃO EM TODAS AS ESFERAS DO SUS, EM ESPECIAL À ATENÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO COORDENADORES E GESTORES COM VISTAS À AMPLIAÇÃO DA AUTONOMIA NOS PROCESSOS DE DECISÃO ENVOLVENDO TANTO O GERENCIAMENTO DE RECURSOS QUANTO A EXECUÇÃO DE TAREFAS.
NESSE CONTEXTO, A TUBERCULOSE PODE SER CONSIDERADA UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONSIDERANDO AS DIFICULDADES HISTÓRICAS NO SEU ENFRENTAMENTO, E AS SITUAÇÕES QUE EVIDENCIAM O QUANTO AÇÕES COMO ESTAS PODEM SER DE SUMA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ATUAL DO SUS.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

NÃO HOUVE MODIFICAÇÕES.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

FOI REALIZADA UMA REUNIÃO DE DISCUSSÃO SOBRE O FLUXO DA ASSISTÊNCIA

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA TEM APRESENTADO DISPONIBILIDADE PARA REUNIÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO. NO ENTANTO, COMO ESTAMOS NO PRIMEIRO ANO DE UMA NOVA GESTÃO, ESSES ESTÃO ORGANIZANDO OS SERVIÇOS.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

O PRINCIPAL PROBLEMA FOI A MUDANÇA DE GESTÃO, POIS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO HOUVE NOVAS CONTRATAÇÕES E TAMBÉM SAÍDA DE COORDENADORES DOS SERVIÇOS, COM ISSO NÃO TIVEMOS OPORTUNIDADE DE DAR INÍCIO AS AÇÕES PLANEJADAS.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

EMPENHO E COMPROMISSO NA EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PELA GESTÃO E PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

FOI REALIZADA PRIMEIRA REUNIÃO ATENÇÃO BÁSICA COM EPIDEMIOLOGIA, QUANDO FOI ABORDADO QUESTÕES COMO O FLUXO DA REDE. O PROJETO APLICATIVO FOI APRESENTADO A NOVA GESTÃO, QUE DEMONSTROU TOTAL INTERESSE EM EXECUTÁ-LO EM CONJUNTO COM TODOS OS ENVOLVIDOS.

Curso

EVS - Vigilância em Saúde

Instituições

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde - Pernambuco - Brasil

Autores

IRISMAR BEZERRA DA SILVA