Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados - PROADI-SUS HSL (2015-2017)

Hospital Sírio Libanês - São Paulo /SP | 25 outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

FLUXO ASSISTENCIAL DE URGENCIA EM PACIENTES COM AVC ISQUEMICO ELEGIVEIS PARA TROMBOLISE: PROPOSTAS DE INTERVENÇAO.

Por que este Projeto Aplicativo deve ser selecionado para apresentação no IEP/HSL? Justifique considerando sua aplicação e a relevância para o SUS.

• Sua aplicação contribuiu com um novo desenho de fluxo assistencial de urgência em pacientes com AVC isquêmico Região Centro Sul Fluminense, elegíveis para trombólise;
• Houve uma Qualificação no atendimento do paciente neurocrítico;
• No total, 20 pacientes (12 em 2016 e 8 em 2017) foram trombolizados no Hospital de Clinica Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Três Rios-RJ;
• Este PA trouxe para ao SUS uma Inovação Tecnológica (uso de Trombolítico) dentro dos pressupostos das Redes de Atenção às Urgências e Emergências;
• Fortaleceu a discussão sobre os principais entraves (nós críticos), avanços e desafios para o aprimoramento institucional e organizacional do SUS, dentro da Linha do Cuidado do AVC;
• Houve a adesão dos profissionais envolvidos na área de Urgência e Emergência;
• Os Gestores da Região Centro Sul Fluminense estão convencidos da necessidade de executá-lo;
• Trouxe Eixos estruturantes do Pacto de Gestão do SUS como a Regionalização Solidária / Cooperativa, Regulação e Normalização do Sistema;
• Este PA pode ser replicado em qualquer Cidade/Região do País;
• Foram mantidas as campanhas publicitárias para reconhecimento do AVC, realizando ações em locais estratégicos das cidades, com orientações à população e ainda palestra sobre o tratamento do AVC, além de divulgação nos meios de comunicação.

Houve modificação do plano de ação inicial do projeto? Se sim, qual foi a modificação?

Foi instituído o CÓDIGO AVC. O código tem o objetivo de priorizar o atendimento dos pacientes com AVC em todos os pontos de atenção da Rede de Saúde do SUS, através do alerta e comunicação com as áreas envolvidas no tratamento de emergência, integrando assim os serviços hospitalares, inclusive o pré-hospitalar, para permitir a rápida identificação, notificação e transporte do paciente com AVC agudo.
Os médicos Reguladores da Atenção Pré-hospitalar e Hospitalar passaram a autorizar a Tomografia Computadorizada nos pacientes com déficit neurológico agudo, independentemente de seu município de origem.

Qual o deslocamento verificado em direção à situação objetivo?

Inicialmente, o PA concentrou-se somente em 5 Municípios da Região Centro Sul Fluminense (Areal, Sapucaia, Três Rios, Comendador Levy Gasparian e Paraíba do Sul). Posteriormente, houve uma expansão para os outros 6 Municípios (Vassouras, Miguel Pereira, Mendes, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin e Paty do Alferes) onde a referencia seria o Hospital Universitário de Vassouras.

Há evidências de mudanças em relação à situação inicial? Se sim, quais?

• Otimização ao atendimento ao paciente neurocrítico, evitando assim lesões neurológicas secundárias;
• Houve uma melhora significativa no fluxo assistencial em pacientes com suspeita de AVC.

Quais os principais obstáculos e elementos facilitadores vivenciados para a implementação do Projeto Aplicativo?

PRINCIPAIS OBSTÁCULOS:

• Convencer os profissionais de saúde que AVC é uma emergência clínica em um paciente neurocrítico, o qual um pequeno atraso no tratamento pode acarretar sequelas importantes;
• Dificuldade no diagnostico preciso do AVC Isquêmico;
• Pouca qualificação dos profissionais na linha de cuidado para o AVC, comprometendo a organização do sistema, desde a Atenção Básica, porta de entrada prioritária, até as Unidades de Pronto Atendimento/Hospital/Pronto Socorro;
• A não Habilitação pelo Ministério da Saúde de um Centro de Atendimento de Urgência aos pacientes com AVC (CAU-AVC) para atendimento do paciente neurocritico, estabelecendo assim, o incentivo financeiro;
• Ausência de contra-partida estadual para Custeio e implantação do Centro de Atendimento de Urgência ao AVC;
• Ausência de Indicadores de Processo e de Qualidade do Atendimento;
Apesar de termos difundido todas as ações referentes a este paciente neurocritico precisamos avançar ainda mais na implementação dos Protocolos Clínicos, de Regulação e de Acesso no atendimento ao paciente com AVC, bem como estabelecer educação permanente para todos os envolvidos no âmbito loco/Regional.

ELEMENTOS FACILITADORES
Houve normativa Jurídica (Deliberações da Comissão Intergestores Regional) no intuito de regulamentar o fluxo assistencial dos pacientes com suspeita de AVC respaldando assim o PA. São elas:
• DELIBERAÇÃO CIR CS Nº22, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016: Esta Deliberação regulamenta o fluxo assistencial de Atenção Pré/Pós-hospitalar e Hospitalar, as internações de urgência e emergência em pacientes com suspeita de AVC de usuários do SUS na Região Centro Sul Fluminense regulado pela Central de Regulação de Urgências e Centrais de Regulação Municipais.
• DELIBERAÇÃO CIR CS Nº23, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016: Esta Deliberação pactua as atribuições e funções do Médico Regulador vinculado a Central de Regulação Médica de Urgências (SAMU-192) no âmbito da Rede de Atenção as Urgências e Emergências da na Região Centro Sul Fluminense.

Quais os fatores críticos de sucesso para o Projeto Aplicativo?

• A dedicação dos Coordenadores da área de Urgência e Emergência (UPA, SAMU, Urgência e Emergência) da Rede Municipal de Urgência dos municípios envolvidos;
• Adesão do Hospital de Clinica Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Três Rios-RJ, em todos os aspectos (assunção do fluxo assistencial, compra de trombolíticos e outros), mesmo não recebendo incentivo financeiro para custear esta inovação tecnológica;
• Educação permanente, com capacitação de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde que lidam com este tipo de paciente, bem como detalhamento estrutural de cada componente para o pleno exercício de seu papel na linha de cuidado;
• Otimizou a realização de exame de imagem ( Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnetica) para estabelecer o diagnostico precoce do paciente neurocritico, independentemente da procedência do paciente, identificando assim a necessidade de intervenção neurocirúrgica ou tratamento clínico especializado imediato;
• A conscientização dos Gestores Municipais em manter este fluxo assistencial.

Quais os desdobramentos, produtos e/ou resultados relacionados ao projeto?

• Com este trabalho, esperamos uma diminuição sensível da mortalidade e morbidade dos pacientes, e uma melhora significativa dos indicadores de saúde com redução dos custos no tratamento do paciente com sequela;
• Este PA procurou contribuir com um novo desenho de fluxo assistencial de urgência em pacientes com AVC isquêmico, elegíveis para trombólise, permitindo assim uma maior compreensão da realidade em sua dinamicidade própria;
• Fortaleceu a discussão sobre os principais entraves (nós críticos), avanços e desafios para o aprimoramento institucional e organizacional do SUS;
• Permitiu também, que fizéssemos uma intervenção nos principais nós críticos que são: dificuldade no diagnostico preciso do AVC Isquêmico, ausência de protocolos clínicos, linha de cuidado e fluxos assistenciais definidos.
• Esperamos que a Política Nacional de Atenção às Urgências seja implementada em sua totalidade, garantindo o impacto positivo desejado na qualidade de vida e saúde da população Centro Sul Fluminense, evitando refluxo ou fragilização nos importantes avanços alcançados até o momento com o desenvolvimento de seu componente pré-hospitalar móvel e Fixo suas centrais de Regulação;
• Existe a necessidade trabalhar no sentido da habilitação do CAU-AVC para que haja a liberação dos recursos financeiros do tesouro federal para custeio deste tipo de serviço;
• Apesar das dificuldades financeiras que passa o nosso estado/país, temos que ter soluções criativas e trabalhar no intuito de otimizar o cuidado do paciente neurocrítico;
• O cenário futuro para a implantação do CAU-AVC depende da implementação em toda sua totalidade da Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências na Região Centro Sul Fluminense. O futuro é promissor, e o comprometimento de todos os entes gestores do SUS com esta Política e com seu financiamento tripartite é condição para a conformação de uma Rede de Cuidados que prime pela Universalidade do Acesso, Integralidade do Cuidado, Equidade e Resolubilidade de seus serviços.

Curso

GCRS - Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde

Instituições

Hospital Sírio Libanês - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ROMERO CHARTUNI BANDEIRA, Carlos Augusto Lopes, Ricardo Pessoa Martello de Souza, Luciana de Freitas Seves Duarte