Dados do Trabalho


Título / Title

488 cirurgias da mão com anestesia local com epinefrina, sem torniquete, sem sedação e sem anestesista. 488 hand surgeries with local anesthesia with epinephrine, without tourniquet, without sedation and without anesthesiologist.

Introdução / Introdution

A tática para utilizar anestesia local, obter campo cirúrgico com pouco sangue e não utilizar o torniquete, evitando o seu desconforto e possibilitar a cooperação do paciente totalmente consciente sem uso de sedação, é associar ao anestésico local a epinefrina, droga vasocontritora. O uso da epinefrina em extremidades, como mão e dedos, é formalmente contra indicado em textos clássicos da cirurgia da mão. Apesar de haver referências ao uso de anestesia local com epinefrina no membro superior nas décadas de sessenta, oitenta e noventa, somente no inicio do século XXI que esta técnica acumulou suporte científico consistente que possibilitou ganhar as mentes e os corações de alguns cirurgiões.

Objetivo / Purpose

Avaliar a incidência de infarto digital e necrose tecidual com o uso de anestesia local com lidocaína a 1% e epinefrina a 1:100.000 nas cirurgias do punho, mão e dedos, sem torniquete, sem sedação e sem anestesista.

Material e Método / Material and Methods

Pacientes com afecções do punho, mão e dedos foram prospectivamente operados com anestesia local com lidocaína a 1% e epinefrina a 1:100.000. Os desfechos primários avaliados foram infarto digital e perda tecidual devido a necrose. Os desfechos secundários avaliados foram necessidade de sedação, torniquete, auxílio de anestesista ou suspensão da cirurgia.

Resultados / Results

53 punhos, 307 mãos e 128 dedos foram anestesiados com lidocaína e epinefrina sem nenhuma complicação relacionada à epinefrina.

Discussão / Discussion

O presente estudo demonstrou que 488 cirurgias do punho, mão e dedos foram realizadas utilizando anestesia local com lidocaína a 1% e epinefrina a 1:100.000, sem torniquete, sem sedação e sem médico anestesista, não havendo nenhum caso de infarto digital, necrose de tecidos ou suspenção da cirurgia por qualquer motivo.

Conclusão / Conclusion

Cirurgias do punho, mão e dedos podem ser realizadas com anestesia local com lidocaína a 1% e epinefrina a 1:100.000, sem sedação, sem torniquete e sem médico anestesista, com segurança.

Palavras Chave / Keywork

epinefrina; anestesia local; punho; mão; dedo

Área

CLÍNICO

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP - São Paulo - Brasil, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - CAMPINAS - São Paulo - Brasil

Autores

TRAJANO SARDENBERG, SAMUEL RIBAK, RICARDO COLENCI, RAFAEL BARCELLOS CAMPOS, DENIS VARANDA, ANDREA CHRISTINA CORTOPASSI

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão