Dados do Trabalho


Título / Title

POLIDACTILIA PRE-AXIAL: CLASSIFICAÇAO E EPIDEMIOLOGIA

Introdução / Introdution

A polidactilia é uma das anomalias congênitas mais comuns da mão, com uma taxa de 1 caso a cada 10000 nascidos vivos. Existem diversas classificações para polidactilia pré-axial, porém a mais utilizada e aceita é a de Wassel, proposta em 1969. Zuidam propôs o sistema de classificação de Rotterdam em 2008, que amplia o esquema básico do sistema de classificação de Wassel.

Objetivo / Purpose

Avaliar a prevalência da polidactilia pré-axial de acordo com a classificação de Wassel e Rotterdam nos pacientes tratados cirurgicamente, entre 2010 e 2016, por cirurgiões da mão de um hospital pediátrico

Material e Método / Material and Methods

Foram analiadas as radiografias dos 77 pacientes operados, a idade do paciente no momento da cirurgia, o gênero, lado acometido e a presença de bilateralidade. As radiografias foram classificação por Wassel e Rotterdam. Obteve-se a frequência dos tipos mais comuns e realizou-se a comparação com os dados da literatura.

Resultados / Results

O tipo IV de Wassel foi o mais frequente com 36,36% dos casos, o tipo II em 31,16% dos pacientes, seguido pelo tipo VII com 19,48%. Os mais raros foram os tipo I e o tipo VI com apenas 1,29%. A idade média no momento da cirurgia foi de 2 anos e 8 meses de idade, 57,97% das pacientes era do gênero feminino, a bilateralidade foi encontrada em 1,68% dos casos, e o lado mais cometido foi o lado direito com 61,03%.

Discussão / Discussion

Segundo os dados da literatura, o tipo da classificação de Wassel mais predominante é o IV, porém há controversa no resultado do segundo mais frequente entre o tipo II e o tipo VII, classificado separadamente de acordo com a classificação de Rotterdam, proposta por Zuidam.

Conclusão / Conclusion

Neste estudo sobre a prevalência dos tipos de polidactilia pré-axial, o tipo IV foi o mais predominante seguido pelo tipo II de Wassel e de Rotterdam, sendo a maioria das crianças do sexo feminino com acometimento no lado direito.

Palavras Chave / Keywork

polidactilia pré-axial
polidactilia do polegar
anomalia congênita

Área

CLÍNICO

Instituições

Hospital Universitário Cajuru/PUCPr - Paraná - Brasil

Autores

GIANA Silveira GIOSTRI, Alencar Kenji Nagai, Rafael Roberg, Eduardo Murilo Novak, José Eloy Franco Rosa Jr, Flaviana Busignani Silva

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão