Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇAO DO NUCLEO DE EDUCAÇAO PERMANENTE EM IMUNIZAÇAO (NEPI) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE AQUIRAZ – CE
Introdução
O NEPI planeja e executa capacitações em imunização com os profissionais da ESF, tendo como base o PRO EPS-SUS (BRASIL, 2017). A necessidade de sua implantação surgiu da observação empírica da Coordenação quanto às dificuldades dos profissionais nas UBS. O público inicial do processo de capacitação são os Enfermeiros, responsáveis técnicos pelas salas de vacina e essenciais ao desenvolvimento das boas práticas em imunização.
Material e Método
Metodologia Ativa escolhida por estimular o estudo permanente a partir de situações do dia a dia dos aprendizes (MARIN et al, 2010). Pesquisa no âmbito da saúde pública, abordagem qualitativa e tipo exploratória, com realização de pesquisa de campo e coleta de dados. Análise dos dados utilizou a técnica de análise de conteúdo. A dinâmica Fortalezas x Fragilidades foi o parâmetro de avaliação do processo de aprendizado, considerando-se as concepções mais frequentes, as significações e os valores contidos nas respostas dos participantes. Projeto submetido ao Comitê de Ética da SES/CE e aprovado com Parecer Consubstanciado no 3.388.498. Pesquisa submetida à anuência da SMS.
Resultados
Após a realização de leitura flutuante do produto da dinâmica Fortalezas x Fragilidades, os temas obtidos foram submetidos à codificação, ocorrida em função da repetição das palavras, seguido da constituição das unidades de registro, e por último, a efetuação da categorização progressiva, que originou 2 categorias e 5 subcategorias.
Discussão e Conclusões
Fortalezas: Conhecimento/Crescimento – Um dos pontos mais significativos do processo de capacitação; Didática/Conteúdo – Boa qualidade do material e do conteúdo audiovisual, bem como boa didática utilizada pelas facilitadoras; Integração/Troca de Experiências – Facilitadoras e participantes compartilharam suas dúvidas e dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho, tornando o momento mais enriquecedor. Fragilidades: Tempo/Cronograma – Distância cronológica entre os encontros de 15 dias e curto período de duração. A carga horária total de 20 h não foi suficiente para suprir a demanda de aquisição de conhecimentos. Sugeriu-se novas capacitações com maior carga horária e intervalo de tempo mais curto entre os encontros; Material Impresso – Ausência dificultou acompanhamento das temáticas, tendo-se a sugestão do fornecimento aos participantes nas próximas capacitações. A participação ativa dos profissionais e a contextualização com a prática vivenciada fortaleceu a necessidade da implantação do programa de capacitação (TERNOPOLSKI et al, 2015).
Palavras Chave
Educação Permanente, Imunização, Estratégia Saúde da Família
Área
Imunizações
Instituições
PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ - Ceará - Brasil
Autores
GILCELENE CASTRO ANDRADE, RAFAELA LOBÃO ROCHA, ILKA NOGUEIRA ALENCAR