Perfil de segurança da vacina febre amarela em crianças alérgicas ao ovo.
A febre amarela é uma doença infecciosa potencialmente grave de expressivo aumento nos últimos anos e a vacina a forma mais eficaz para prevenção. Por ser a vacina cultivada em ovos embrionados de galinha, a mesma pode ser contraindicada em indivíduos com história prévia de reação anafilática ao ovo e se indicada, deve ser aplicada em ambiente seguro sob supervisão médica. O ovo é a segunda causa de alergia alimentar na infância, mas a segurança da vacina nessa população ainda é pouco estudada.
Estudo realizado com pacientes pediátricos encaminhados para um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais por diagnóstico prévio de alergia ao ovo para vacinação febre amarela, de março de 2017 a junho de 2018. As aplicações foram realizadas em ambiente hospitalar sob supervisão médica com observação de 30 a 60 minutos, nas doses de 0,5ml para todos os indivíduos até o início da campanha em 25 de janeiro de 2018, quando houve a mudança da dose para 0,5ml apenas nos menores de 2 anos e viajantes e 0,1ml para os demais.
Foram incluídos 612 indivíduos com história sugestiva de alergia ao ovo. Destes 343 (56%) do sexo masculino, 198 (32%) de 0 a 2 anos de idade e em 180 (29%) crianças a dose aplicada foi 0,1ml após o início da campanha. Não foi evidenciado reação grave ou moderada nestes pacientes e apenas 3 (0,4%) apresentaram discretas lesões urticariformes como provável reação imediata leve, sendo 2 na dose padrão 0,5ml e 1 na dose de campanha 0,1ml.
Não houve reação alérgica imediata moderada ou grave à vacina e diante do cenário epidemiológico cabe avaliação criteriosa do paciente alérgico antes de contraindicar a vacinação. São necessárias mais publicações para avaliar o risco real entre a associação de alergia a ovo e a vacina febre amarela.
vacina febre amarela; alergia ao ovo; reação adversa à vacina
Imunizações
CRIE Hospital Municipal Rocha Maia - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Bianca Noleto, Renata de Souza Coutinho, Letícia Ostrower, Marilda Brasil, Ana Kely Gomes, Tania Petraglia