Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE EM PICOS, PIAUÍ

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

O município de Picos – PI sedia o Território de Desenvolvimento (TD) Vale do Rio Guaribas, que é formado por 42 municípios e apresenta, notadamente, escassez de médicos. Em função disto e, vinculado à criação da Lei dos Mais Médicos. teve o curso de medicina implantado em 2016, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Picos.
Ao mesmo tempo, o Programa Mais Médicos oferece ao egresso do curso de Medicina a oportunidade de ter uma Residência baseada numa visão holística, atendimento integral e humanizado. Sabe-se, ainda, que a fixação de profissionais qualificados se torna mais contundente quando há Programa de Residência Médica na localidade.
Assim, dentre os objetivos deste Projeto Aplicativo, está: construir um Projeto de Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade que prepare o profissional para o atendimento de forma integral e humanizada; dar uma maior resolutividade para a Atenção Básica; inserir no mercado de trabalho profissionais competentes e comprometidos com a saúde da população; priorizar a prática médica centrada na pessoa, na relação médico-paciente, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção; desenvolver habilidades docentes e a capacidade de autoaprendizagem.
Para isto, sugere-se como principais ações de intervenção: promover uma agenda de cursos de formação em preceptoria para os médicos previamente selecionados, na cidade de Picos; Formar a Comissão Organizadora para o Projeto de Implantação da Residência Médica; implantar o Projeto Político Pedagógico; formular uma política pública para a implantação de Residência Médica no SUS, através de criação de Leis e Portarias que regulamentem tal Residência.
Espera-se uma exitosa implantação de PRMFC, até 2019, beneficiando econômica, social, cultural e organizacionalmente a cidade de Picos e impactando de maneira positiva na oferta de serviços, na melhoria da qualidade das ações implementadas e nos indicadores de saúde do TD Vale do Rio Guaribas

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Principais Desafios:
- Inexistência de ofertas de cursos de formação em preceptoria para o programa de residência médica em medicina da família e comunidade.
- Inexistência de Comissão organizadora do Projeto de Implantação de Residência Médica.
- Inexistência de Políticas Públicas Institucionais voltadas para a implantação de Residência Médica.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

A possibilidade de ampliar as parcerias ensino, serviço e comunidade para atingirmos os nossos objetivos.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Intensificar o fortalecimento estas parcerias; Aprofundar o meu conhecimento sobre a realidade do município/Região, buscando os aspectos da macro e da micropolítica que facilitam/dificultam a aplicação deste Projeto.

Área

GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

Instituições

IIEP/HSL - MS - São Paulo - Brasil

Autores

VERÔNICA L L BATISTA MAIA, EDILCE LEITE LEÃO