IMPLANTAÇAO DE PROGRAMA DE EDUCAÇAO PERMANENTE EM PRECEPTORIA NUMA UNIDADE HOSPITALAR
Proporcionalmente a expansão de Instituições de Ensino na Saúde (IES) e ao crescente número de alunos em atividades prática, surgiu uma demanda por profissionais preceptores de forma atropelada e impositiva, sem tempo hábil para seu planejamento e adequada estruturação no contexto da interação ensino-serviço. Estes foram acionados de forma desarticulada e desorganizada, urgindo a necessidade de desenvolver ações voltadas às competências e habilidades específicas para a prática de Educação Permanente na preceptoria em saúde. A preceptoria tem importância fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que possibilita o contato do estudante com a prática no SUS, de modo que as atividades educacionais possam estar voltadas ao desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção, supervisionadas pela equipe preceptora da rede de assistência em saúde. Esse projeto aplicativo se propôs a trabalhar o Programa de Educação Permanente em preceptoria com os profissionais da Unidade Hospitalar Regional do Seridó - UHRS, em Caicó, Rio Grande de Norte. A partir da definição do problema: O profissional da UHSR não é preparado para exercer as atividades de preceptoria, pode-se elaborar durante, o presente projeto, ações de intervenção voltadas a estruturação do Núcleo de Educação Permanente – NEP e a Criação de um Programa de Educação Permanente em preceptoria, que utilizem recursos metodológicos que promovam reflexão da prática e resolução de problemas pautados na realidade, a ser ofertado em Oficinas de Trabalho aos servidores da referida unidade. Contudo as intervenções elaboradas mostram-se de suma importância na resolução de problemas decorrente de uma preceptoria defasada e na formação de futuros profissionais com habilidades e competências no SUS. Esperamos, ao fim da aplicação deste, ter 100% dos preceptores da UHRS qualificados e aptos a atuarem em seu exercício conforme as diretrizes que regem o SUS.
A princípio, a implantação do PA vem mostrando-se exitosa, por não apresentar ações conflitivas, justificado pela não identificação de atores opositores e nem de baixo interesse, sendo os que possuíam valor médio e interesse nulo não representantes de empecilho para a viabilidade do presente projeto.
Identificado como principal desafio a articulação de tempo junto com o NEP, devido este não ter carga horária de trabalho exclusiva para suas ações, atuando de forma voluntária.
Outro desafio levantado refere-se à baixa adesão dos profissionais, servidores efetivos, na realização de capacitações, ocasionada pela indisponibilidade de tempo visto que, um número considerável destes, não moram em Caicó-RN.
A princípio foi evidente a negligencia da SESAP perante as ações do NEP, a qual cobra resultados sem contrapartida. Porém é notório o engajamento dos integrantes do núcleo no desejo de contribuir ao máximo, mesmo que isso implique nas suas horas de folga.
A disponibilidade de tempo dos servidores significa um desafio a ser estudado e articulado com a gestão da instituição, a qual se mostra acessível, a fim de viabilizar a disponibilidade desses profissionais.
Foi acordada, entre a coordenação do NEP e a gestão hospitalar, uma carga horária de 24hs da escala da assistência para a administração do NEP, cedida apenas para a gestora do núcleo. Contudo a direção da unidade já solicitou a SESAP plantões eventuais que deverá ser cedido para as ações do referido núcleo.
Quanto a disponibilidade de tempo dos servidores, pensou-se em oficinas de trabalho pautada em um Programa Educação Permanente em preceptoria, onde eos profissionais seriam capacitados na própria unidade e em horário de expediente de trabalho a parti de rodízio de profissionais, de forma a contemplar todos os envolvidos, tornando-se viável por estes possuírem escala em dias fixos.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
UNIDADE HOSPITALAR REGIONAL DO SERIDÓ - Rio Grande do Norte - Brasil
SAMARA LIMA dos SANTOS SOUZA, MURIELLY PRISCILLY de MEDEIROS MAIA, Thalyne Yurí Araújo de Farias Dias, Regeane Maria Trindade de Medeiros Lúcio