CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
A complexidade que envolve a qualificação da integração ensino serviço tendo como objeto os processos de formação e atenção é mobilizada neste curso, pelo uso das metodologias ativas e sua interface com o desenvolvimento do pensamento estratégico para o planejamento das ações. Neste sentido, esse projeto aplicativo, construído entre sujeitos/ especializandos de diferentes cenários de atuação (docentes, assistenciais e gestores) contempla um diferencial muito potente na sua proposta de intervenção, pois traduz o olhar e as necessidades dos diferentes sujeitos a partir das diferentes posições e funções que ocupam. A partir das discussões e vivências, o grupo elegeu como problema “a baixa integração entre IES (Instituições de Ensino Superior) – serviços - gestão”, e como nó crítico relacionado a este problema a ausência de uma plataforma digital para agilizar a comunicação. Foi definido como objetivo geral Qualificar o processo de comunicação ensino-serviço, por meio da construção e implementação de uma plataforma digital. As principais ações e atividades foram elencadas considerando o grau de governabilidade e viabilidade dos atores envolvidos, sendo os principais responsáveis os próprios especializandos, que continuarão o movimento através de um grupo especifico no decorrer de 2018. Espera-se que esse plano seja implementado de modo a qualificar o processo de comunicação entre ensino e serviço em campo de prática, impactando na melhoria das ações de ensino e de assistência.
Acreditamos que o principal desafio foi delinear as ações e atividades considerando o grau de governabilidade dos atores envolvidos. Entretanto, ainda necessitamos revisitar este aspecto estratégico no próximo encontro, a fim de garantir a viabilidade do projeto. É preciso detalhar melhor como os especializandos vão garantir o monitoramento do plano no ano de 2018.
Entendemos que quanto mais garantirmos ações estratégicas, maiores chances teremos de viabilizar o plano e, consequentemente, impactar na qualidade do processo de formação e atenção, via agilização da integração ensino serviço.
Elencar como prioridade, em todos os espaços que atuo - equipe de saúde; supervisora de estágios da graduação de duas instituições de ensino - UFSM e FISMA; preceptora do Pet GRADUASUS; preceptora do Programa de Residência Multiprofissional e membro do Núcleo Docente Assitencial Estruturante deste Programa de Residência; preceptora da Especialização em Enfermagem Obstétrica da UNIFRA; membro do GESC (Grupo de Integração entre Ensino Serviço e Comunidade); membro da Coordenação de Enfermagem do município de Santa Maria; membro dos Conselhos Local e Regional de Saúde; e buscar mobilizar, nestes cenários, todo o capital simbólico e político necessários para priorização deste projeto. Buscar conhecimentos teóricos que embasem essas discussões e a posterior implementação do projeto.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Prefeitura Muncipal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Sharon da Silva Martins, Renata Guedes Saraiva, JULIANA SILVEIRA COLOME