VALORIZAÇAO DO PROFISSIONAL PRECEPTOR NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE CUIABA – MATO GROSSO
No cumprimento de suas funções de assistência médica universal à população o Estado, seja através do Poder Municipal, seja através da Unidade Federativa, aloca profissionais de várias especialidades no complexo hospitalar público disponível.
Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, com 856.000 habitantes e as demais regiões/polos regionais do Estado (3,3 milhões de habitantes segundo o IBGE de 2016) contam, respectivemente, nos níveis terciário e quaternário, com o Pronto Socorro Municipal (HPSMC) e os Hospitais Regionais, para o atendimento de traumas e distúrbios clínicos, referendados por unidades secundárias e terciárias, bem como as unidades móveis de urgência, SAMU.
Existe, no citado complexo hospitalar, um rol de profissionais atuando nas mais variadas especialidades como cirurgia geral, clínica médica, ortopedia, infectologia, pediatria, centro de tratamento de queimados e terapia intensiva adulto e infantil, entre outros, no cumprimento de suas funções típicas. Ocorre que essas entidades hospitalares recebem alunos das instituições públicas e privadas que possuem cursos na área de saúde, no ensino da prática médica e afins (odontologia, enfermagem, etc), fazendo com que os profissionais do corpo clínico desses hospitais, realizem uma função atípica, a de preceptoria, para a qual não possuem treinamento, capacitação, e muito menos remuneração.
O objetivo geral desse Projeto Aplicativo (PA) é implantar um programa de valorização do profissional preceptor no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – Mato Grosso, através de cinco principais ações:
a) Instituir, dentro do HPSMC, espaço físico para cogestão intrainstitucional;
b) Integrar de forma regulamentada e documentada docentes, disciplinas, cursos e rede assistencial;
c) Implantar o Curso para Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Preceptores;
d) Implantar programa de educação permanente em preceptoria médica em saúde para todos os preceptores atuantes;
e) Criar bolsas de preceptoria dentro do serviço.
O primeiro desafio será disponibilização de estrutura e espaço para cogestão e de verbas para bolsa-auxílio. Outro refere ao desenvolvimento do perfil de competência dos profissionais e responsáveis pelos processos educativos do ensino médico na unidade de serviço que depende da articulação do núcleo de educação permanente com os proponentes, junto à Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, responsável pela política de educação permanente em saúde no estado, objetivando dar suporte didático para o êxito pedagógico. O fator considerado mais crítico será o convencimento dos atores que determinará a viabilidade do projeto.
Trata-se projeto impactante por determinar melhoria para a rede pública de saúde, para as IES, para os profissionais envolvidos e sobretudo para a comunidade usuária dos serviços do Sistema Único de Saúde. E pode ser também considerado de média para alta complexidade por apresentar múltiplos atores envolvidos e possuir um sistema complexo de ações interdependentes, porém não considerado inviável, necessitando assim de certo enfrentamento.
Para o enfrentamento desses desafios pode-se lançar mão de alguns meios táticos e estratégicos como, por exemplo, os propostos por Carlos Matus (1993): o de persuasão - ação de convencimento dos atores, no caso da parceria com a Escola Pública de Saúde que dará suporte pedagógico ao programa e, também, o de negociação cooperativa - entre o HPSMC, a rede assistencial e as IES interessadas, onde todos os lados terão que fazer concessões. Em contrapartida, os resultados beneficiarão a todos.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
Eloisa Almeida Curvo, Adriano Bastos Pinho, Mara Cristina da Silva Gonçalves Coutinho, Monica Lopes Araújo Franz