Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

A RELEVANCIA DA VALORIZAÇAO DO PRECEPTOR PELO ENSINO-SERVIÇO NA CIDADE DE SAO JOAO DEL REI E OUTRAS CIRCUNVIZINHAS

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Gadelha,A.K.S (2016) ressalta a dificuldade inicial do entendimento da função preceptoria nos municípios, já que esta era uma nova forma de atuação nos serviços de saúde e que ainda estava se desenhando. Logo,Vasconcelos, C.F et all , 2016 reforça dizendo que há um desafio de negociar com docentes e preceptores, que trazem diferentes concepções sobre a formação e o cuidado. Esses autores ratificam nossa problematização que além dos achados teóricos referenciados, detectamos na nossa vivência diária no serviço, o que justifica esse PA. Os principais problemas encontrados são a falta de reconhecimento do papel do preceptor e sua consequente desvalorização; falta de legislação municipal, falta de articulação entre ensino e serviço. Desta forma tem o objetivo de propor intervenções nos nós críticos detectados através de ferramentas metodológicas. As ações propostas pretendem intervir no nó-crítico que envolvem serviço-preceptoria-ensino e preceptoria-ensino.As Ações definidas foram: lei definindo papel e atribuições do preceptor, criação de um conselho com membros do ensino-serviço e preceptor como membro efetivo e a inclusão do preceptor na construção do projeto pedagógico.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Os desafios são diversos, pois o trabalho em grupo exige compreensão, compartilhamento, resiliência, disciplina e comando. Pois há necessidade de uma liderança. E precisamos intervir nos seguintes pontos:
• Falta de definição do papel do preceptor no campo de atuação.
• Deficiência de legislação para o exercício da preceptoria.
• Déficit de capacitação para a compreensão das competências do preceptor.
• Desvalorização do preceptor.
• Deficiência no vínculo entre o preceptor e docentes na formação pedagógica
• Distanciamento na construção do projeto pedagógico entre preceptor-ensino-serviço
No caso do nosso grupo os desafios nesse sentido foram superados e a superação e união do grupo permitiram o desenvolvimento do PA. A sensibilização dos atores identificados pelo grupo também é um desafio que está sendo superado após nossa primeira apresentação. Um desafio importante é a mobilização dos atores em prol de se fazer uma melhor integração entre ensino e serviço e também o reconhecimento, por meio da gestão, da importância do papel do preceptor.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

Conseguir formar um grupo coeso em prol do objetivo de construir um PA que possa intervir com sucesso nos problemas identificados, significam realização e conquista no serviço e no ensino. Sensibilizar os atores envolvidos significa aumentar a possibilidade de ter um PA efetivo. Para instituição significa fortalecimento do elo ensino-serviço e consequente resolubilidade e qualidade na assistência à saúde.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

Podemos continuar com nossa dedicação, motivação e articulação junto aos colegas de grupo e aos atores envolvidos na construção do PA. Continuar na busca de alternativas metodológicas e práticas pedagógicas que auxiliem na melhor formatação do PA para sensibilizar os atores unir-se ao desenvolvimento, aplicação, monitoramento e ajustes do PA

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Wanderson Bassoli Santos, Priscila Emanuele Peixoto, Március Cláudio da Silva, Luiza de Marilac Vale Portella