A RELEVANCIA DA VALORIZAÇAO DO PRECEPTOR PELO ENSINO-SERVIÇO NA CIDADE DE SAO JOAO DEL REI E OUTRAS CIRCUNVIZINHAS
Gadelha,A.K.S (2016) ressalta a dificuldade inicial do entendimento da função preceptoria nos municípios, já que esta era uma nova forma de atuação nos serviços de saúde e que ainda estava se desenhando. Logo,Vasconcelos, C.F et all , 2016 reforça dizendo que há um desafio de negociar com docentes e preceptores, que trazem diferentes concepções sobre a formação e o cuidado. Esses autores ratificam nossa problematização que além dos achados teóricos referenciados, detectamos na nossa vivência diária no serviço, o que justifica esse PA. Os principais problemas encontrados são a falta de reconhecimento do papel do preceptor e sua consequente desvalorização; falta de legislação municipal, falta de articulação entre ensino e serviço. Desta forma tem o objetivo de propor intervenções nos nós críticos detectados através de ferramentas metodológicas. As ações propostas pretendem intervir no nó-crítico que envolvem serviço-preceptoria-ensino e preceptoria-ensino.As Ações definidas foram: lei definindo papel e atribuições do preceptor, criação de um conselho com membros do ensino-serviço e preceptor como membro efetivo e a inclusão do preceptor na construção do projeto pedagógico.
Os desafios são diversos, pois o trabalho em grupo exige compreensão, compartilhamento, resiliência, disciplina e comando. Pois há necessidade de uma liderança. E precisamos intervir nos seguintes pontos:
• Falta de definição do papel do preceptor no campo de atuação.
• Deficiência de legislação para o exercício da preceptoria.
• Déficit de capacitação para a compreensão das competências do preceptor.
• Desvalorização do preceptor.
• Deficiência no vínculo entre o preceptor e docentes na formação pedagógica
• Distanciamento na construção do projeto pedagógico entre preceptor-ensino-serviço
No caso do nosso grupo os desafios nesse sentido foram superados e a superação e união do grupo permitiram o desenvolvimento do PA. A sensibilização dos atores identificados pelo grupo também é um desafio que está sendo superado após nossa primeira apresentação. Um desafio importante é a mobilização dos atores em prol de se fazer uma melhor integração entre ensino e serviço e também o reconhecimento, por meio da gestão, da importância do papel do preceptor.
Conseguir formar um grupo coeso em prol do objetivo de construir um PA que possa intervir com sucesso nos problemas identificados, significam realização e conquista no serviço e no ensino. Sensibilizar os atores envolvidos significa aumentar a possibilidade de ter um PA efetivo. Para instituição significa fortalecimento do elo ensino-serviço e consequente resolubilidade e qualidade na assistência à saúde.
Podemos continuar com nossa dedicação, motivação e articulação junto aos colegas de grupo e aos atores envolvidos na construção do PA. Continuar na busca de alternativas metodológicas e práticas pedagógicas que auxiliem na melhor formatação do PA para sensibilizar os atores unir-se ao desenvolvimento, aplicação, monitoramento e ajustes do PA
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil
Wanderson Bassoli Santos, Priscila Emanuele Peixoto, Március Cláudio da Silva, Luiza de Marilac Vale Portella