Fernanda Prestes Eventos
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Dados do Trabalho


Título

“EDUCAÇAO PERMANENTE E EM SERVIÇO E GESTAO DO TRABALHO EM SAUDE NAS EQUIPES DE SAUDE DA FAMILIA DA ZONA LESTE DE ALEGRETE – UM PROJETO PILOTO”.

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Justificativa:
Esta equipe de trabalho acredita que a educação permanente e a educação em serviço são demandas historicamente reivindicadas pelos profissionais de saúde no SUS e percebe que o momento é oportuno para a apropriação do tema da Preceptoria a partir dos referenciais construtivistas e ferramentas do planejamento estratégico situacional.
Objetivos:
- Potencializar a resolutividade do cuidado conforme os princípios do SUS (universalidade, integralidade e equidade)
- Incentivar o comprometimento das equipes;
- Alcançar um quadro de profissionais mais qualificado;
- Promover o protagonismo do sujeito no cuidado em saúde;
- Viabilizar a consolidação da educação permanente nas equipes de ESF, potencializando a busca pelo conhecimento;
- Equipes mais coesas e participativas na organização das rotinas e fluxos de trabalho.
Ações:
• Rodas de conversa sobre Matriciamento nas ESF promovidas por representantes do Grupo Afinidade D que tratem temas da Política nacional de Humanização. A roda possui a dinâmica de compartilhamento coletivo de saberes. Os temas pertinentes focam na mudança de modelo de atenção antes centrado na doença e hoje centrado no cuidado, onde o usuário é o protagonista.
• Fórum Permanente de debates sobre educação permanente e em serviço e Gestão do Trabalho organizado por representantes do Grupo Afinidade D. Momentos que valorizem as equipes enquanto espaço da preceptoria, acolhendo os programas de residências e aproximando educandos das práticas a partir da Política Nacional de Humanização do SUS
• Oficinas de trabalho sobre Formação em Preceptoria no SUS coordenadas por representantes do Grupo Afinidade D. A busca do compartilhamento de saberes sobre Preceptoria e a importância do acolhimento dos residentes nos serviços.
• Formação de pequenos núcleos de Educação em serviço e Gestão do Trabalho nas equipes das ESF onde os responsáveis pelo projeto irão unir-se para articular com a gestão ações educacionais trimestrais que integrem a rede intersetorial, incluindo usuários e profissionais.


Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Um dos maiores desafios é a nossa apropriação de um novo modelo de cuidado em saúde enquanto profissionais do SUS. Assim como compreender que educação é um processo em aberto, em construção que busca o diálogo constante entre os atores. A articulação entre os serviços e um novo fazer ampliado pela partilha coletiva de críticas e reflexões no cotidiano do trabalho. É desafiador construir em equipe estudos da Política Nacional de Humanização e lançar mãe desses conhecimentos para melhorar a prática do cuidado em saúde.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

O desafio da preceptoria desde a formação em uma abordagem ativa foi aprender a construir juntos soluções viáveis para os nossos impasses do cotidiano no SUS. Desde a gestão, passando para a educação, chegando na atenção e retroalimentando essa unidade aberta nos cenário dos serviços.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

O aspecto que para mim é base no enfrentamento desses desafios é o desejo que promove a vontade de mudar realidades, cenários e relações humanas. Partir dessa ideia central do desejo e articular entre os colegas, usuários e instituições os recursos necessários para solucionar problemas da saúde coletiva.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Secretaria de Saúde de Alegrete - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Janine Ribeiro de Freitas Andes, Diani Ceolin Silveira, Laura Maria Basso, Anália Ferraz Rodrigues