PROJETO APLICATIVO PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA UNIMAR: USO DE METODOLOGIA ATIVA PARA ABORDAGEM DA BIOSSEGURANÇA
PROJETO APLICATIVO PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA UNIMAR: USO DE METODOLOGIA ATIVA PARA ABORDAGEM DA BIOSSEGURANÇA
RESUMO: O Projeto Aplicativo (PA) como parte de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecido pelo Hospital Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, é uma oportunidade de transformação da realidade concreta vivenciada por profissionais da saúde que pactuam problema similar a ser enfrentado. Durante a trajetória do PA, identificou como problema a “Desarticulação do ensino-serviço na área da saúde”, e priorizou como problema o “Descumprimento das normas de biossegurança pelos profissionais do Hospital Beneficente Unimar – HBU e acadêmicos dos cursos da saúde da Universidade de Marília-sp”, devido a crescente incidência de agravos por exposição biológica em trabalhadores de saúde. O aprendizado não significativo pode estar relacionado à causa da desarticulação entre o que é ensinado e a prática em saúde. O objetivo deste PA foi promover a articulação entre ensino-serviço utilizando como disparador o tema da Biossegurança, com o propósito de maior adesão ao cumprimento das suas normas pelos profissionais e acadêmicos da área da saúde, propiciando maior integração entre ensino e serviço de forma que as recomendações façam sentido aos acadêmicos e que os profissionais da saúde, não só da enfermagem, sejam capacitados utilizando a metodologia ativa, tornando o cumprimento das normas algo significativo. Para desenvolvimento do PA foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional, o qual propiciou a construção e formulação de propostas de intervenções técnicas e políticas para melhorar prática em relação ao ensino-serviço. As ações desenvolvidas até o momento foram reunião com atores sociais relevantes em relação ao problema selecionado, e em andamento a Oficina da Microbiologia e “Tenda da Bactéria”, voltada aos acadêmicos e profissionais, com demonstração de contaminação de materiais (celular, caneta, mãos...) semeada em meio de crescimento. Espera-se com este PA um aprendizado significativo resultando em melhor integração ensino-serviço.
Um dos maiores desafios foi escolher uma ação com a mudança de uma dada realidade em busca de associar o conhecimento com respostas técnicas e políticas visando melhorar a prática, equivaler a capacidade do Projeto Aplicativo intervir na transformação da realidade de uma forma viável, potente e factível.
Esses desafios nós leva na expectativa que a construção do Projeto Aplicativo contribua para o pensamento estratégico, diagnostico qualificado dos contextos que envolvem as práticas de saúde e a importância da transformação da realidade vinculada aos desejos tanto da equipe com da instituição. No sentido de ampliar o potencial de produção de mudanças, sendo fundamentais as propostas de intervenção que vão de encontro com os requisitos de viabilidade e factibilidade em sua consolidação.
Podemos considerar como forma de enfrentar esses desafios é seguir o planejamento como essência para o desenvolvimento do Projeto Aplicativo sendo consideradas as funções: Planejar, organizar, executar e controlar essas ações. Além da importância da incorporação de novos protagonistas para essas mudanças, sendo considerado primordial ampliar essa capacidade de criação e inovação com diferentes olhares e perspectivas.
PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS
Universidade de Marília - UNIMAR / Hospital Beneficente Unimar - HBU - São Paulo - Brasil
DANIELE RAINERI MESQUITA SERVA SPRESSÃO, CATIANE MARIA NOGUEIRA BERBEL, Flávia Vilas Boas Ortiz Carli, Nercilene dos Santos Torres