SISTEMA DE INTEGRAÇAO REDE – ENSINO - COMUNIDADE (SIREC): UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇAO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA REGIAO DO CARIRI CEARENSE.
Este Projeto Aplicativo (PA) nasce da participação de três docentes de Instituições de Ensino Superior (IES’s) da região do Cariri cearense, ao sul do estado, sendo duas vinculadas à Universidade Federal do Cariri (UFCA) e uma vinculada à Universidade Regional do Cariri (URCA). O PA constitui produto do Curso de Capacitação em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e utiliza como roteiro para sua elaboração a relação dialética do contato e leitura da realidade, identificação das necessidades de saúde, seleção e explicação dos problemas e construção da intervenção, sempre prezando pela viabilidade da execução sobre a fragilidade na integração ensino-serviço-comunidade na região do Cariri Cearense. Nesse sentido, o projeto objetiva desenvolver o Sistema de Integração Rede Ensino Comunidade para efetivação da articulação ensino-serviço-comunidade no município de Barbalha – Ceará. O PA será desenvolvido no município de Barbalha, localizado na região do Cariri Cearense do Brasil junto aos representantes da rede de atenção em saúde do município, das IES’s e do controle social em seus diversos processos de trabalho da gestão, assistência e participação social. A metodologia utilizada é a da problematização, em especial com elementos do Arco de Charles Maguerez, adaptado por Bordenave e Pereira (2001) e implementado por Carlos Matus, tendo como ponto de partida a realidade e finalidade a transformação dessa a partir da identificação de pontos chaves, o estudo teórico sobre o tema e a construção de hipóteses que tenham aplicabilidade na realidade. Para isso, serão realizadas oficinas de trabalho onde os atores sociais estarão problematizando as demandas necessárias para implementação e fortalecimento da articulação ensino-serviço-comunidade e que a partir gere um comprometimento e corresponsabilidade nas intervenções propostas. O Sistema de Integração Rede Ensino Comunidade (SIREC) estará vinculado ao município e possuirá o pioneirismo de incluir em sua composição representantes dos diferentes atores sociais envolvidos no processo de articulação ensino-serviço-comunidade de modo a impactar na atenção à saúde, no processo de formação em saúde mas, principalmente, na resposta às necessidades da população e no incremento da qualidade da saúde, resgatando o componente da participação social e do protagonismo.
Dentre os desafios enfrentados no desenvolvimento e implantação da proposta estão a institucionalização da proposta junto a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha a fim de garantir a sustentabilidade da proposta bem como o envolvimento de todos os atores sociais da rede de atenção, das instituições de ensino e da comunidade, quais sejam, trabalhadores e gestores da saúde, coordenações das instituições de saúde, docentes e discentes, representantes do controle social e usuários a fim de que haja a validação das problemáticas bem como a corresponsabilização na proposição de intervenções.
Tais desafios colocam-se como importantes elementos a serem superados em prol de uma iniciativa pioneira na realidade brasileira em que os diferentes atores sociais envolvidos na integração ensino-serviço-comunidade corresponsabilizam-se para construção e fortalecimento da rede de atenção, da formação em saúde e da atenção às necessidades de saúde da população. Com isso, tem-se oportunidade de expandir os espaços de formação com cenários de práticas qualificados e que atendam às necessidades da rede e da comunidade.
Para enfrentamento desses desafios pretende-se criar espaços dialógicos com aplicação de metodologias ativas e que problematizem a realidade a fim de proporcionar o processo de reflexão-ação-reflexão. Esses se darão através de oficinas de trabalho que tematizarão as questões que impactam no processo de articulação ensino-serviço-comunidade. Ainda, serão pactuadas as ações a serem desenvolvidas por cada eixos envolvido na articulação ensino-serviço-comunidade para alcance da implementação e fortalecimento deste sistema.
GPRS – Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS
Universidade Federal do Cariri (UFCA)/ Universidade Regional do Cariri (URCA) - Ceará - Brasil
Álissan Karine Lima Martins, Emille Sampaio Cordeiro, Sandra Barreto Fernandes da Silva