Fernanda Prestes Eventos
11 5081 7028 - 5084 4246 janice@fernandapresteseventos.com.br

Dados do Trabalho


Título

ACOLHIMENTO DE RESIDENTES E ESTAGIARIOS NA REDE DE SAUDE DE CAMBE

Justificativa (por que), Objetivos (para que), Ações (como) - 300 palavras

Os macroproblemas elencados pelo Grupo Afinidades Atenção Básica Cambé, que interferem na qualidade das atividades de preceptoria no município de Cambé são a baixa articulação dos programas de residência com a rede de atenção a saúde, a falta de planejamento e cronograma estabelecido para a acolhida de residentes, com isso apresentam-se nós críticos, como a falta de adequação de agendas dos profissionais que vão receber os residentes, a falta de cronograma e protocolos que direcionem as atividades da preceptoria no município, também a falta de planejamento de ações de interesse para o ensino-serviço. A importância da utilização de protocolos consiste na necessidade de padronização das ações, que devem favorecer a sistematização dos processos e instrumentalizar os profissionais, tendo como base princípios de ética e humanização. A utilização de um protocolo facilita o trabalho em equipe e agrega conhecimento científico atualizado.
A oficina de Projeto Aplicativo desenvolvida durante o Curso, colocou em evidência macroproblemas que precisam ser trabalhados, e o grupo, através da aplicação da Matriz Decisória priorizou a falta de protocolo para as ações de preceptoria como problema foco das ações do Projeto Aplicativo.
Assim objetiva-se sistematizar as atividades de preceptoria em todas cenários da prática da Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, por meio do desenvolvimento e implantação de um Protocolo para as atividades de preceptoria na Secretaria Municipal de Saúde do município de Cambé.

Quais desafios você está enfrentando no desenvolvimento/ implantação do PA? - 100 palavras

Os desafios encontrados no desenvolvimento do Projeto Aplicativo são a integração das ações para todas as Instituições de Ensino que se utilizam dos cenários da prática no município de Cambé, a pactuação com a gestão para liberação dos profissionais para desenvolvimento do Protocolo de Preceptoria e integração com todos os profissionais envolvidos para formação de uma Comissão para planejamento e execução das ações.

O que esses desafios significam para você, sua equipe e sua instituição? - 100 palavras

São desafios que são esperados desde a concepção do projeto e que serão administrados pelo grupo com estratégias de enfrentamento e sensibilização dos envolvidos.

O que você pode fazer para enfrentar esses desafios? - 100 palavras

A estratégia será a realização de uma reunião inicial para apresentação da proposta de desenvolvimento do Protocolo para a gestão municipal, coordenadores, preceptores e para representantes das Instituições de Ensino que se utilizam dos diversos cenários da prática na secretaria municipal de saúde do município para sensibilização a respeito da importância do projeto aplicativo e assim recrutar apoiadores para a execução das ações.

Área

PRM/PSUS - Preceptoria de Residência Médica / Preceptoria no SUS

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde de Cambé - Paraná - Brasil

Autores

Juliana Marisa Teruel Silveira Silva, Dagmar Lachner, TAIS MILENE CONSTANTIN DE CARVALHO