Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULITE DE INTESTINO DELGADO COMPLICADA: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

INTRODUÇÃO


INTRODUÇÃO:
DIVERTÍCULOS SÃO PROTRUSÕES SACULARES DA PAREDE INTESTINAL. DIVERTÍCULOS JEJUNO-ILEAIS SÃO RAROS, REPORTADOS EM 0,5 A 2,3% DOS PACIENTES SUBMETIDOS A EXAMES RADIOGRÁFICOS. SÃO MAIS COMUNS EM HOMENS, COM AUMENTO DA INCIDÊNCIA ENTRE A SEXTA E SÉTIMA DÉCADAS DE VIDA, SÃO GERALMENTE MÚLTIPLOS E LOCALIZADOS NO JEJUNO PROXIMAL. POSSUEM ETIOLOGIA INCERTA, MAS ACREDITA-SE QUE A DISMOTILIDADE INTESTINAL E O AUMENTO DA PRESSÃO LUMINAL SEJAM FATORES PREDISPONENTES. A MAIORIA DOS PACIENTES SÃO ASSINTOMÁTICOS. CERCA DE 10% DOS PACIENTES DESENVOLVERÃO COMPLICAÇÕES, COMO OBSTRUÇÃO INTESTINAL, SANGRAMENTO, DIVERTICULITE. O DIAGNÓSTICO É GERALMENTE ACIDENTAL, DURANTE REALIZAÇÃO DE EXAME DE IMAGEM. PACIENTES COM DIVERTICULITE NA FORMA NÃO COMPLICADA SÃO MANEJADOS COM REPOUSO INTESTINAL E ANTIBIÓTICOS. JÁ OS CASOS DE DIVERTICULITE COMPLICADA COM PERFURAÇÃO INTESTINAL REQUEREM CIRURGIA, SEJA ELA REALIZADA DE FORMA CONVENCIONAL OU LAPAROSCÓPICA.
OBJETIVO:
DESCREVER O CASO CLÍNICO DE PACIENTE MASCULINO, 80 ANOS OPERADO EM HOSPITAL TERCIÁRIO EM 2020 POR DIVERTICULITE DE INTESTINO DELGADO PERFURADA, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO DE TAL CONDIÇÃO, DE DIAGNÓSTICO RARO E COM POUCOS RELATOS EM LITERATURA. OBJETIVA-SE REVISAR O QUE HÁ DE DISPONÍVEL SOBRE O TEMA.
MATERIAIS E MÉTODOS:
ANÁLISE DESCRITIVA RETROSPECTIVA DE CASO DE PACIENTE MASCULINO, 80 ANOS, SUBMETIDO À ENTERECTOMIA COM ANASTOMOSE PRIMÁRIA POR DIVERTICULITE DE INTESTINO DELGADO PERFURADA, EM ACOMPANHAMENTO COM A CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

RELATO DE CASO

PACIENTE DE 80 ANOS, MASCULINO, HIPERTENSO, EX-TABAGISTA E EX-ETILISTA, COMPARECE À EMERGÊNCIA CIRÚRGICA DO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO EM JULHO DE 2020, REFERINDO DOR E DISTENSÃO ABDOMINAL HÁ 1 SEMANA, ASSOCIADO À PARADA DE ELIMINAÇÃO DE FLATOS E FEZES. AO EXAME ABDOMINAL APRESENTAVA DEFESA À PALPAÇÃO DE FOSSA ILÍACA ESQUERDA. REALIZOU TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E ABDÔMEN E PELVE QUE EVIDENCIOU ESPESSAMENTO DE ALÇAS DE DELGADO EM QUADRANTE SUPERIOR ESQUERDO, ASSOCIADO A ESPESSAMENTO DE MESENTÉRIO E FOCOS DE PNEUMOPERITÔNEO. PACIENTE SUBMETIDO À LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA, QUE EVIDENCIOU DIVERTÍCULOS EM DELGADO DESDE 70 ATÉ 200CM DO NGULO DE TREITZ, COM SINAIS INFLAMATÓRIOS E PERFURAÇÃO A CERCA DE 110CM DO MESMO. OPTOU-SE PELA RESSECÇÃO DE CERCA DE 60CM DE DELGADO A CERCA DE 110CM DO NGULO DE TREITZ COM CONFECÇÃO DE ANASTOMOSE LÁTERO-LATERAL MANUAL EM DOIS PLANOS.

DISCUSSÃO

A DIVERTICULITE DE INTESTINO DELGADO COMPLICADA É UMA ENTIDADE CLÍNICA RARA, SENDO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ABDÔMEN AGUDO INFLAMATÓRIO/ PERFURATIVO, SENDO DIAGNOSTICADA NA MAIORIA DOS CASOS DURANTE SURGIMENTO DE COMPLICAÇÕES, COMO SANGRAMENTO, OBSTRUÇÃO INTESTINAL OU PERFURAÇÃO. POSSUI ETIOLOGIA INCERTA, COM A MINORIA DOS CASOS EVOLUINDO PARA FORMA COMPLICADA. O TRATAMENTO DA FORMA COMPLICADA COM PERFURAÇÃO, ABSCESSOS OU FÍSTULAS PERMANECE CIRÚRGICO, SEJA POR VIA CONVENCIONAL OU LAPAROSCÓPICA.

PALAVRAS CHAVE

DIVERTICULITE, DELGADO, PERFURAÇÃO

Área

DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

Instituições

HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/ FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

LORIEN ACOSTA ZARIF, LETICIA VIEIRA GUERRER, FERNANDA GONÇALVES MARCONDES