Dados do Trabalho


Título

CISTO DE CORDAO ESPERMATICO COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE HERNIA INGUINAL ENCARCERADA EM ADULTO: RELATO DE CASO

Introdução

O cisto de cordão espermático é um tipo de hidrocele não comunicante atribuída à obliteração anômala do conduto peritônio-vaginal após a descida dos testículos. Por ser uma alteração embriológica, a descoberta desta condição predomina-se na infância, sendo rara no adulto. Clinicamente pode manifestar-se como incômodo e abaulamento irredutível na região inguinal simulando uma hérnia inguinal encarcerada.

Relato de Caso

Paciente de 44 anos, sexo masculino, previamente hígido, compareceu ao pronto atendimento devido ao abaulamento e dor em região inguinal esquerda com dois dias de evolução. Relatava tentativa falha de redução manual após analgesia por outra equipe médica. Nunca havia notado abaulamentos prévios em região inguinal. Negava alterações do hábito intestinal. Ao exame, paciente clinicamente bem com presença de abaulamento doloroso em região inguinal esquerda, sem alteração de tamanho à manobra de Valsalva ou sinais flogísticos locais. Não foi realizada nova tentativa de redução devido ao diagnóstico presuntivo de hérnia inguinal encarcerada há mais de 48 horas. Optado por conduta cirúrgica de urgência. Realizada inguinotomia à esquerda, com isolamento do cordão espermático e sendo identificado um cisto, com três centímetros em seu maior diâmetro, apresentando paredes finas e não aderido aos planos profundos. Durante dissecção do cisto houve rotura acidental com extravasamento de líquido amarelo citrino. Coletado material para análise e realizado reforço de parede posterior do canal inguinal com tela de polipropileno, devido à fraqueza em região. Paciente recebeu alta hospitalar após um dia de internação, sem intercorrências. Análise em esfregaço, corado por HE, revelou líquido seroso acelular.

Discussão

O presente relato tem por interesse chamar a atenção do cirurgião para o diagnóstico diferencial dos abaulamentos na região inguinal através de uma rara entidade em adultos: o cisto de cordão espermático. A hidrocele ou cisto de cordão espermático é uma anomalia congênita e benigna caracterizada pelo acúmulo de fluido dentro de um segmento patente do conduto peritônio-vaginal no qual houve obliteração proximal e distal, ficando um segmento intermediário patente. Corresponde a 6% das anomalias do espectro de alterações do conduto peritônio-vaginal na infância. No entanto, não existem dados confiáveis sobre sua prevalência em adultos. Manifesta-se como abaulamento não redutível no trajeto do cordão espermático, podendo estar presente do ânulo inguinal externo até a porção superior do testículo. O diagnóstico é confirmado por meio da ultrassonografia, entretanto, por simular uma hérnia encarcerada, pode ser encontrado como achado intraoperatório, como no caso descrito.

Palavras Chave

Cisto; Cordão Espermático; Hidrocele; Peritônio-Vaginal; Hérnia; Inguinal; Encarcerada

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

HOSPITAL GOVERNADOR ISRAEL PINHEIRO - HGIP - IPSEMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

BÁRBARA OTONI REBOUÇAS, SILVIA VELOSO SOUTO GANDRA, RODOLFO RIBEIRO GONZAGA, NATALIA DINIZ CUNHA, DANIEL LAGOEIRO ALVARENGA, ISABELLA BRISA GONTIJO BUENO, NATHAN ASSIS JORDÃO PINTO, RAFAELLA ROCHA DE PAULA