Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE SINDROME DE BOUVERET, DIAGNOSTICO E DESFECHO

Introdução

A síndrome de Bouveret é uma causa rara de obstrução gástrica devido à impactação de cálculo biliar no piloro ou duodeno após a migração através de uma fístula. Descrita em 1896 por Léon Bouveret. Não existem muitos dados sobre a incidência da síndrome, mas, em um estudo de 2008 foram relatados 300 casos na literatura mundial. Taxas de morbimortalidade diminuíram nos últimos anos, porém permanecem altas, sendo 60% quando associada à pacientes idosos e 12-30% quando relacionada a comorbidades.

Relato de Caso

N.E.M. de 61 anos, masculino, deu entrada no hospital em setembro de 2019, com relato de vômitos há cinco dias de grande monta, hematêmese, hiporexia, evacuações em pequenas quantidades e plenitude gástrica. Antecedentes patológicos de deficiência auditiva.
Ao exame físico apresentava-se em regular estado geral, descorado, desidratado, anictérico, acianótico e afebril. Abdome semi-globoso, com ruidos hidroaéreos aumentados em epigástrio, dor a palpação em abdome superior, com sinais de murphy e giordano positivos. Não foram evidenciadas alterações nos demais aparelhos.
Nos exames laboratoriais evidenciou-se ao hemograma microcitose discreta, e leucocitose. Avaliou-se ainda fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase, bilirrubina total e frações, transaminase oxalacética e transaminase glutâmico-pirúvica normais.
Seguiu-se investigação com exame tomográfico de abdome e pelve que indicou vesícula biliar com paredes espessas, borramento dos planos adiposos adjacentes, descontinuidade da parede na face medial em continuidade com a região do antro gástrico, e imagem compatível com cálculo neste nível. Pequena dilatação das vias biliares intra-hepáticas com sinais de aerobilia e leve hiperrealce parietal do colédoco.
Na Endoscopia Digestiva Alta notou-se em antro uma formação solida de grandes proporções, sugestivas de cálculo impactado que impedia a visualização do piloro.
Paciente foi submetido a cirurgia de urgência no dia seguinte ao dia da internação, em que foi realizado gastrostomia, retirada do cálculo e fecado acesso em dois planos. Evoluiu bem e recebeu alta hospitalar no quinto dia de pós-operatório para acompanhamento ambulatorial.

Discussão

Segundo Ferri et al.(2010) casos que as condições clínicas do paciente são instáveis, opta-se por tirar o paciente da urgência com extração do cálculo e posterior execução de colecistectomia com reparação da fístula.
Deve estar claro que antes de indicar gastrostomia, todas as considerações e orientações éticas e médicas devem ser feitas para o paciente e suas famílias. Busca-se reduzir a incidência de complicações desse procedimento e maximizar benefícios.
A colecistectomia e o reparo da fístula colecisto-duodenal não são recomendadas rotineiramente. Como proposto por Sharma et al.(2012), o objetivo cirúrgico passou gradualmente de um procedimento radical, no qual a vesícula biliar é removida e a fístula é reparada, para uma abordagem simples que consiste em gastrostomia e extração de cálculos.

Palavras Chave

Síndrome de Bouveret, Abrodagem Cirúrgica, Urgência, Vias Biliares, Colecistectomia, Colecistite, Complicações

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Conjunto Hospitalar do Mandaqui - São Paulo - Brasil

Autores

Cristian Rene Arcienega Zambrana, Helbert Minuncio Pereira Gomes, Guilherme Costa Silva, Jonathan Suyan Sousa Andrade, Marcio Apodaca-Rueda, Patricia Harumi Hirata, Eudes Carvalho Assis Filho, Maurício Andrade Azevedo