Dados do Trabalho


Título

ADAPTAÇAO DO ENSINO A TECNICA OPERATORIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO

Introdução

Na graduação médica, é preconizado que o estudante seja inserido precocemente em métodos de aprendizagem práticos que o possibilitarão adquirir as competências necessárias à sua formação. Contudo, com a instalação das políticas de distanciamento social para a contenção do avanço da pandemia causada pelo Sars-Cov-2, o ensino presencial ficou impossibilitado; desta forma, a disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental II (TOCEII) passou a adotar uma nova dinâmica de ensino baseada, sobretudo, no ambiente de aprendizado virtual.

Relato de Caso

Para um aprendizado efetivo dos alunos, foi preconizada a aplicação de questionários que buscaram abordar definições, indicações, contraindicações e aspectos relacionados à técnica cirúrgica, com posterior discussão semanal por meio de grupos em aplicativos de comunicação, através de mensagens instantâneas, onde os alunos que apresentassem dúvidas quanto às questões poderiam se manifestar livremente. Para enriquecer as discussões, todos os integrantes da monitoria, na presença de um docente da disciplina, reuniam-se semanalmente através de videoconferência para aulas teóricas dos mais diversos temas da área cirúrgica, além da realização e discussão dos questionários pelos próprios monitores, ressaltando pontos importantes a serem levados para debate nos grupos com os alunos na semana subsequente.

Discussão

Diante da impossibilidade do ensino presencial, como forma de suprir tal demanda a disciplina TOCEII passou a ser uma modalidade exclusivamente teórica, e um dos grandes desafios enfrentados pela monitoria foi o de manter a qualidade do ensino nesse novo modelo. Ao final do semestre 2020.1 foi solicitado aos alunos que respondessem a um formulário online referente ao aproveitamento dos estudos utilizando este novo formato de ensino. Nele, os alunos graduaram em uma escala de 0 a 5 diversos aspectos relacionados à sua experiência com o ensino à distância (EAD). Cinquenta e nove (59) alunos participaram da pesquisa, sendo que 81,89% referiram aumento do conhecimento adquirido e 86,72% relataram se sentir mais seguros na aplicação das habilidades estudadas. Observou-se ainda que os minitestes semanais contribuíram para um aprendizado acima da média (pontuação de 3 a 5) de cerca de 86,4% dos alunos, assim como as discussões semanais, com cerca de 81,3% dos alunos. Em contrapartida, a grande maioria acredita que a forma utilizada pela monitoria não conseguiu suprir as demandas do ensino diante da pandemia, sendo o principal motivo a ausência das práticas. Dessa forma, pode-se concluir que o EAD para suprir componentes teóricos mostrou-se bastante satisfatório, contudo é mandatório que, assim que possível, as práticas retornem para complementar o conhecimento ofertado aos alunos. Ademais, ajustes serão realizados com o intuito de aperfeiçoar o componente curricular enquanto perdurar o ensino à distância e promover um aprendizado mais eficaz dentre os alunos da graduação.

Palavras Chave

Ensino Médico. Cirurgia Geral. COVID-19.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) - Bahia - Brasil

Autores

Milena Aquino Meirelles Leite Neves, Beatrice Caroline Medeiros Bandeira de Sousa, Fernando Muti Carvalho, Henrique de Rocha Santana, Luana Simon Costa Dantas, André Luis Barbosa Romeo, Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo