Dados do Trabalho
Título
CONFECÇAO DE PNEUMOPERITONIO PRE-OPERATORIO PROGRESSIVO PARA LISE DE ADERENCIAS INTRA-ABDOMNAIS E FECHAMENTO DE PAREDE ABDOMNAL
Introdução
Até o momento, foram descritas técnicas para evitar complicações seguintes de cirurgias abdominais sem tecido para reconstrução da parede abdominal. Umas delas baseia-se no aumento gradual do volume intra-abdominal por aplicação de pneumoperitônio progressivo no pré-operatório (PPP). Neste trabalho vamos relatar o emprego do PPP para acesso à um abdome hostil por aderências entre alças, após vinte abordagens cirúrgicas.
Relato de caso
Paciente masculino, 48 anos, veio ao pronto-socorro cirúrgico com relato de saída de fezes pelo abdome após esforço abdominal, há 6 meses. Ao exame físico, notou-se cicatriz previa de peritoneostomia com fístula enterocutânea e desnutrição moderada. Ele havia um precedente cirúrgico de laparotomia exploradora com confecção de gastroenteroanastomose e rafia de veia cava inferior e hepática, devido a lesão por arma de fogo em abdome, em 1999. Após isso, careceu de 20 abordagens cirúrgicas, entre elas, correções de fístulas de intestino delgado e lavagens da cavidade abdominal. Por fim, precisou de peritoneostomia devido ao impedimento de fechamento da cavidade abdominal. O paciente foi internado para terapia nutricional e correção da fistula enterocutânea, aonde foram realizadas tomografia de abdome e pelve que mostraram intensas aderências entre alças intestinais e a parede abdominal, sem planos de clivagem. Optou-se pela realização da técnica de PPP na tentativa de aumentar o volume intra-abdominal e facilitar a lises de aderências. O procedimento foi feito com agulha de raquianestesia com insuflação de quantidade progressiva de ar ambiente em fossa ilíaca direita. No trigésimo dia de internação, foi realizada uma laparotomia exploradora com identificação de três segmentos do intestino delgado com orifícios fistulosos. Optou-se por enterectomia segmentar com anastomose manual em dois segmentos. Na síntese, foi feita incisão relaxadora em aponeurose do musculo reto abdominal, aproximado-a até região infraumbilical, colocado tela de “Proceed®” subaponeurótica e drenado subcutâneo.
Discussão
Classicamente essa técnica foi descrita para reconstruir hérnias com perda de domicílio, mas sua indicação é para quando há a necessidade de aumentar o volume intra-abdominal. Contudo, nesse trabalho, expomos uma indicação ainda não explorada: lise de aderências e facilitar acesso à cavidade em um abdome hostil. O PPP se mostra efetivo em aumentar o continente e facilitar a reconstrução da parede abdominal, assim como diminui as complicações pós-operatórias, como a síndrome compartimental e complicações respiratórias e cardiovasculares. Deste modo, o emprego desta técnica aumentou a pressão intra abdominal, expandiu o volume e a parede abdominal, auxiliando em adequar o conteúdo abdominal sem restrição respiratória, além de facilitar a reconstrução da parede abdominal. Somado a isso, aplicamos a técnica com intuito de promover lise das aderências, o que não é descrito na literatura.
Palavras Chave
Pneumoperitônio Artificial
Síndrome Compartimental
Fístula Intestinal
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
Hospital Santa Marcelina - São Paulo - Brasil
Autores
WILLAMS GERMANO BEZERRA SEGUNDO, PATRICIA GUIMARÃES PASTORE, LEANDRO MARIANO SILVA, MILENA BRAGA SOARES SILVA, ISAAC JOSE FELIPPE CORREA NETO, LAERCIO ROBLES