Dados do Trabalho
Título
DOENÇA DE MADELUNG – ABORDAGEM CIRURGICA COMBINADA DE LIPECTOMIA E LIPOASPIRAÇAO
Introdução
A doença de Madelung (DM) ou Lipomatose Simétrica Múltipla (LSM) é uma patologia caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo não encapsulado e depositado simetricamente ao redor do pescoço e tronco superior (tipo I - forma mais comum). Sua etiologia ainda é pouco esclarecida, porém apresenta evidente associação com consumo crônico excessivo de bebidas álcoolicas. As deformidades físicas são o que levam o paciente a buscar serviço médico, juntamente com eventuais sintomas de acometimento cervical como redução de mobilidade e afecções respiratórias. O diagnóstico da LSM é clínico, podendo ser complementado com exame de imagem para afastar demais hipóteses diagnósticas e avaliar a extensão do acometimento. O tratamento pode ser realizado por duas modalidades: clínico ou cirúrgico (lipectomia ou lipoaspiração).
Relato de Caso
Paciente masculino, 55 anos, referiu surgimento, há cerca de um ano, de massas expansivas indolores em diversas partes do corpo que desencadearam queixas compressivas como dispnéia, disfagia e disfonia, além de dores abdominais e deformidade estética, com consequente isolamento social. Paciente portador de hipertensão arterial sistêmica não tratada, ex- tabagista 24 anos/maço e ex-etilista por 35 anos, e já havia sido submetido a exérese de lipoma em região mamária direita há três anos. O exame fisico geral não constava alterações, exceto pelas massas simétricas, não delimitáveis e indolores na parte superior do corpo - região cervical anterior e posterior, submentoniana, supraclaviculares, deltóideas, torácica, dorsal e abdominal compatível com LSM tipo I .Estabelecido o diagnóstico de DM, com a complementação de tomografia computadorizada, com acometimento cervical e de tronco, optou-se por tratamento cirúrgico em conjunto entre as equipes de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Cirurgia Plástica, em dois tempos, unindo os métodos de lipectomia cervical e lipoaspiração abdominal. No primeiro tempo cirúrgico, realizado pela equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o paciente foi submetido a lipectomia cervical com retirada de três lesões adiposas não-encapsuladas. No segundo tempo cirúrgico realizado pela equipe de Cirurgia Plástica, foi realizada a lipoaspiração abdominal anterior, com técnica úmida, com retirada de 1700 mililitros de tecido gorduroso. Até o presente momento paciente não apresentou recidiva das lesões.
Discussão
A DM é uma disfunção rara do metabolismo dos adipócitos, predominantemente em homens na fase adulta, de 30 a 60 anos. Seu crescimento lento e progressivo pode determinar isolamento social e depressão. Sintomatologias compressivas podem surgir em território cervical e torácico, conferindo ao paciente uma perda significativa em sua qualidade de vida. Técnicas cirúrgicas como ressecção do tecido adiposo e lipoaspiração são relatadas na literatura. Estima-se que 63% dos pacientes apresentam recidiva no pós-operatório de cirurgia aberta e 95% no caso de lipoaspiração. O paciente deve estar ciente do caráter paliativo dos tratamentos.
Palavras Chave
Lipomatose simétrica múltipla; Doença de Madelung; Lipoma; Alcoolismo.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE CAMPINAS - SP - São Paulo - Brasil
Autores
AMANDA BISHOP PERSEGUIM, JOSE LUIS BRAGA DE AQUINO, JOSE CARLOS MARQUES DE FERIA, DOUGLAS ALEXANDRE RIZZANTI PEREIRA, ANA MARIA GODOY MOREIRA RODRIGUES SILVA