Dados do Trabalho
Título
COMPULSÃO ALIMENTAR APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA DE PACIENTES ASSISTIDOS POR SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM HOSPITAL DE SÃO PAULO E SUA CORRELAÇÃO COM A PERDA DE PESO.
Objetivo
Identificar, após 18 meses da realização da cirurgia bariátrica, a variação da compulsão alimentar e sua relação com a perda ou ganho de peso.
Método
: Estudo transversal, retrospectivo com 108 pacientes assistidos por um hospital de referência em São Paulo – Brasil, onde realizaram cirurgia bariátrica, há no mínimo de 18 meses. Os dados antropométricos, coletados dos prontuários e os sintomas de compulsão alimentar, aferidos com a aplicação da Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP), foram relacionados com a perda ou ganho de peso aferido no momento da aplicação
Resultados
A média de idade foi de 47 (0,91 EP), sendo 93% do sexo feminino. Os pacientes perderam 33,27% do peso inicial e recuperaram 5,74% após os 18 meses decorridos da cirurgia. O IMC (p=o,028) e a idade (p=0,010), influenciam significantemente na perda de peso dependente da cirurgia. O tempo cirúrgico de >50 meses foi associado ao maior reganho de peso (P <0,0001).
Conclusões
: A variação da intensidade de compulsão alimentar após 18 meses da cirurgia bariátrica é um fator que interfere na quantidade de peso recuperado. A preseça de sintomas de compulsão alimentar interfere negativamente no percentual de peso perdido.
Palavras Chave
: Compulsão Alimentar. Cirurgia Bariátrica. Obesidade. Transtorno de Compulsão Alimentar Periódico
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE
Instituições
UNISA- SANTA CASA SP - São Paulo - Brasil
Autores
ELIAS JIRJOSS ilias, FABIANA SALATINO FANGUEIRO, CAROLINA NUNES FRANÇA, MONICA FERNANDEZ, PATRICIA COLOMBO-SOUZA