Dados do Trabalho


Título

HIATOPLASTIA APÓS BYPASS GÁSTRICO

Introdução

A obesidade é um fator na patogênese na doença do refluxo, possuindo uma alta incidência, sendo que metade dos pacientes obesos possui doença do refluxo gastroesofágico no momento da indicação cirúrgica. Possuindo uma incidência que varia de 22 a 70%, dependendo do tipo de procedimento cirúrgica bariátrica, existe a possibilidade da melhora dos sintomas do refluxo, tipo o bypass gástrico.

Relato de Caso

Paciente feminina, 56 anos, portadora de obesidade mórbida, IMC 45.8, hipertensa controlada, dores articulares e sem queixas de sintomas da doença do refluxo. Exames de rotina, incluindo a endoscopia digestiva alta sem alterações. A paciente foi submetida a um bypass gástrico sem intercorrências, tendo alta no segundo pós-operatório. Após um ano e seis meses, com perda de peso de 35 kg, teve início com sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, ultrassonografia abdominal revelou uma colecistopatia calculosa e em seguida foi submetida a uma endoscopia digestiva alta demonstrando câmara gástrica de aproximadamente 5 cm, anastomose gastrojejunal de cerca de 1,5 cm e herniação de câmara gástrica. Foi indicado o exame contrastado esofagogástrico que mostrou moderado refluxo gastresofágico até o 1/3 proximal, sinais de hérnia hiatal, com componente gástrico cerca de 5,1 cm acima da linha diafragmática. Foi submetida a uma colecistectomia e redução do conteúdo da câmara gástrica e aproximação dos pilares diafragmáticos por videolaparoscopia, recebendo alta hospitalar no primeiro dia pós-operatório sem queixas.

Discussão

Os estudos demonstram melhora dos sintomas da DRGE após o bypass gástrico e até 22% dos pacientes pode persistir com sintomas. Portanto uma melhor avaliação propedêutica nesses pacientes portadores de obesidade e DRGE para serem melhores indicadas para uma técnica cirúrgica mais adequada e correção nas hérnias de hiato quando diagnosticadas e serem tratadas durante a gastroplastia.

Palavras Chave

hérnia de hiato,bypass gástrico,laparoscopia

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFPI - Piauí - Brasil

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, PAULO MOURA DE ARAÚJO, FABRÍCIO INÁCIO DE MORAES NASCIMENTO, RURION CHARLES DE SOUZA MENESES