Dados do Trabalho
Título
PERFIL METABOLICO NA ADMISSAO DE PACIENTES SUBMETIDOS A LAPAROTOMIA EXPLORATORIA COM ACHADO DE LESAO INTESTINAL DE ETIOLOGIA CONTUSA EM CENTRO DE TRAUMA DE ALTO VOLUME
Objetivo
Este estudo visa descrever o perfil metabólico de vítimas de trauma abdominal contuso submetidas à laparotomia exploratória no período de 4 anos em um centro de trauma de referência no Brasil.
Método
No período de 4 anos (01/09/2015 a 01/09/2019), ocorreram 162 laparotomias exploratórias devido a trauma contuso abdominal isolado, em que foram obtidos exames laboratoriais na admissão, no Hospital do trabalhador de Curitiba. De modo retrospectivo e observacional foram analisadas as variáveis referentes a estes exames laboratoriais de chegada: gasometria arterial (ph e Base Excess), hemograma (leucócitos) e lactato.
Resultados
Diante da gasometria arterial realizada em até 24 horas após o acidente, observou-se a média de ph de 7,28, e de Base Excess de -7,71 mEq/L. Quanto ao hemograma, a média de leucócitos alcançadas foi de 16,55x103/μL. A cerca do lactato, a média aferida dentro os pacientes foi de 3,94 mmol/L.
Conclusões
Na amostra foi observada a leucocitose, o que corrobora com a múltipla variedade de literatura que correlaciona o padrão de leucocitose com a presença de lesão intestinal no trauma contuso. Ainda, nota-se o perfil metabólico acidótico da amostra, fator concatenado com a gravidade do quadro, bem como com a associação ás lesões abdominais.
Palavras Chave
Perfil metabólico; Trauma contuso; Laparotomia exploratória; Lesão intestinal
Área
TRAUMA
Instituições
Hospital do Trabalhador - Paraná - Brasil
Autores
Beatriz Silva Lemes, João Gabriel Silva Lemes, Lucas Mansano Sarquis, Lucas Aurélio Fonseca Favero, Fábio Henrique De Carvalho