Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento pondero estatural de crianças após o transplante renal, melhor em crianças menores?

Introdução

O transplante (tx) renal é o tratamento preferencial para crianças com Doença Renal Crônica pois confere melhor desenvolvimento e crescimento. A obtenção de uma estatura adequada ainda continua ser uma questão desafiadora para essa população. O objetivo do presente estudo é avaliar o desenvolvimento pondero estatural de crianças transplantadas renais, observando se existe diferença de acordo com a idade no momento do tx.

Material e Método

Levantamento retrospectivo de crianças transplantadas no período de 2015 a 2018. Realizada pesquisa sobre peso e estatura no momento pré-transplante (Pré-tx), no momento do tx (Tx) e 12 meses (T12) após o tx, observando o desenvolvimento pelo Z-escores de Peso para idade (P/I) e estatura para idade (E/I). Analisamos o grupo inteiro e os pacientes estratificados de acordo com a idade no momento do tx em menos de 4,8 anos (4,8). Os dados foram expressos em mediana e intervalo interquartil.

Resultados

Obtivemos 50 pacientes com idade de 4,8 anos (3.0;9,1), metade dos tx foram realizados em crianças pequenas

Discussão e Conclusões

Similarmente aos nossos achados, Mosaad et al. encontrou que crianças mais jovens mostraram melhora na estatura após o tx. Esse fato fornece um argumento forte para o tx acelerado numa tentativa de otimizar e normalizar a estatura e o peso dessa população.
Concluímos que os pacientes com 4,8.

Palavras Chave

transplante renal pediátrico, crescimento, desenvolvimento

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Hospital Samaritano - São Paulo - Brasil

Autores

GIOVANA SERTORI GALATI SABIO, SHIRLEI SAIYURI KOMATU KOMI, ERICA FRANCISCO SILVA, LUCIANA FELTRAN, MARIA FERNANDA CARVALHO, PAULO KOCH