Dados do Trabalho


Título

O papel da tromboelastometria no estado de hipercoagulabilidade em pacientes diabéticos submetidos ao transplante de pâncreas: uma revisão da literatura

Introdução

Diabetes mellitus insulino-dependente tipo 1 é uma doença auto-imune que afeta as células b-ilhotas do pâncreas, resultando em perda de secreção de insulina das células ilhotas e hiperglicemia As conseqüências clínicas do controle glicêmico desregulado, dependente da administração de insulina exógena, incluem: retinopatia, nefropatia e neuropatia, bem como microangiopatia, doença aterosclerótica acelerada e estado de hipercoagulabilidade. Esta hipercoagulabilidade é variável, envolvendo diferentes fatores ou vias de coagulação, por exemplo, plaquetas, fibrinogênio, fator de von Willebrand, outros componentes da cascata de coagulação e fibrinólise.

Material e Método

O objetivo desta revisão é analisar os fatores que contribuem para o estado de hipercoagulabilidade em pacientes diabéticos submetidos ao transplante de pâncreas, como a disfunção do endotélio, o aumento dos níveis do fator de von Willebrand e o comprometimento da fibrinólise devido à atividade do PAI-1. Além disso, nosso objetivo é investigar se a tromboelastomteria no estado de hipercoagulabilidade no pós-operatório imediato de transplante de pâncreas poderia ser útil para guiar protocolos de anticoagulação em pacientes com alto risco de trombose.

Resultados

.

Discussão e Conclusões

Em nossa revisão,a maioria dos centros utilizam testes convencionais de coagulação, ao invés dos testes viscoelásticos para profilaxia química de trombose. Apenas um centro possui um algoritmo baseado em tromboelastografia para guiar a anticoagulação durante a cirurgia de transplante de pâncreas e, dessa forma, reduzindo as complicações de sangramento. Portanto, mais algoritmos baseados na tromboelastometria deveriam ser adotados para customizar o uso da anticoagulação em pacientes submetidos ao transplante de pâncreas.

Palavras Chave

pancreas, hipercoagulabilidade, diabetes, heparina

Área

PÂNCREAS

Instituições

Hospital Leforte Liberdade - São Paulo - Brasil

Autores

FELICIO SAVIOLI, FRANCISCO SERGI, MARCELO PEROSA