Dados do Trabalho
Título
Viabilidade de córneas acima de 70 anos de idade
Introdução
É nítida que a doação de córneas para transplantes vem apresentando crescimento ao longo dos anos. A influência da mídia, a amplitude da faixa etária do doador (entre 2 e 80 anos) e a relativa brevidade para realização do processo são fatores positivos. Por outro lado o aproveitamento dos tecidos doados ainda é muito baixo. Com vistas a disponibilizar maior numero de tecidos para transplantes, o Banco de Olhos do Noroeste Paulista ampliou a idade limite para coleta de córneas de 65 para 80 anos. Essa medida acarretou aumento expressivo no número de doadores, porém teve pouca influência na oferta de tecidos para transplantes, o que nos levou a elaboração do presente estudo.
Material e Método
As informações foram coletadas de prontuários de doadores com idade maiores de 70 anos e menores de 80 anos. O estudo considerou o indivíduo doador e não o número de córneas aproveitadas.
Resultados
Entre os anos de 2015 e 2018 tivemos 1879 doadores de tecidos adequados ao estudo. Desses 260 não tiveram seus tecidos aproveitados; 157 doadores tiveram seus tecidos destinados a transplantes tectônicos, com 8 aproveitamentos; 112 doadores foram doadores de córneas viáveis para transplantes lamelares, desses 11 tiveram seus tecidos aproveitados e por fim 14 doadores forneceram córneas para transplantes ópticos. Do total de 543 indivíduos doadores, 33 (6%) doadores tiveram suas córneas utilizadas.
Discussão e Conclusões
Para muitas doenças da córnea o transplante é o único tratamento indicado ao cliente, assim é necessário que esteja cada vez mais acessível à população. O aumento na oferta de córneas saudáveis é fundamental no processo do transplante, porém a triagem do indivíduo doador deve ser rigorosa para oferecer tecidos com qualidade.
Palavras Chave
córneas, doadores, idade, aproveitamento
Área
TECIDOS - Córnea
Instituições
Hospital de Base - São Paulo - Brasil
Autores
Marcos Morais, João Fernando Picollo Oliveira, James Luz Rol, Luciana Silva Ferreira, Regiane Sampaio