Dados do Trabalho
Título
O IMPACTO DO TRANSPLANTE RENAL NA SÍNDROME DA FRAGILIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Introdução
A fragilidade é uma síndrome clínica que está intrinsecamente associada à doença renal crônica (DRC), sendo os transplantados renais considerados frágeis mais susceptíveis a desfechos negativos. OBJETIVO: Avaliar o impacto do transplante renal (TxR) após 3 e 6 meses de pós operatório em pacientes frágeis e pré frágeis
Material e Método
Estudo observacional e prospectivo com 72 transplantados renais, avaliados por fenótipo de fragilidade de Fried no período de pré transplante. Foram reavaliados no 3º e 6ºmês de pós transplante quanto à fragilidade, reinternação hospitalar e óbito.
Resultados
No pré transplante 35 (48,6%) pacientes apresentaram-se frágeis e 37 (51,4%) pré frágeis. Em 3 meses de transplante renal, 11 (15,3%) pacientes permaneceram frágeis, 39 (54,2%) pré frágeis e 22 (30,6%) não frágeis (p<0,001) e em 6 meses, 6,9% pacientes permaneceram frágeis, 43,1% pré frágeis e 50% não frágeis (p<0,001). O grupo de receptores de doador vivo apresentou melhora da fraqueza muscular em relação ao de doador falecido nos três tempos de avaliação. Houve reinternação de 31 pacientes, sendo 19 após um mês de TxR, 14 após 2 meses e 3, três meses após o transplante. Entre os 35 pacientes considerados frágeis no período de pré TxR, 15 foram reinternados ao longo de três meses. Três dos 72 pacientes foram a óbito, um deles frágil e dois considerados pré frágeis.
Discussão e Conclusões
O transplante renal, após 3 e 6 meses, foi capaz de modificar a condição da síndrome da fragilidade em pacientes considerados frágeis e pré frágeis no período de pré transplante. A síndrome da fragilidade se fez presente em 26 (36%) das reinternações hospitalares e 4% dos óbitos.
Palavras Chave
Fragilidade; Doença renal crônica e Transplante de rim.
Área
MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia
Instituições
UNICID - São Paulo - Brasil, UNIFESP - São Paulo - Brasil
Autores
Camilla Luna Torres, Michele Ferreira Moreira, Melissa Gaspar Tavares, Marina Pontillo Cristelli, Luciana Dias Chiavegato