Dados do Trabalho
Título
Cuidados paliativos e transplante de células tronco hematopoiéticas: revisão narrativa de literatura
Introdução
O transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) visa restabelecer a função da medula óssea em neoplasias hematológicas. O autólogo tem sido utilizado de maneira paliativa em condições como o mieloma múltiplo. Frente às incipientes discussões sobre cuidados paliativos (CP) na área, objetivou-se conhecer o que abordam as produções envolvendo CP e transplante de células tronco hematopoiéticas.
Material e Método
Revisão narrativa de literatura, em que se utilizou os descritores hematopoietic stem cell transplantation AND palliative care nas bases de dados PUBMED e LILACS, recuperando-se 200 artigos. Desses, 20 foram selecionados por atenderem aos critérios inclusão: disponíveis online na integra, publicados entre 2014-2019 em português e inglês.
Resultados
Os estudos abordaram, principalmente, a qualidade de vida dos pacientes e os benefícios dos CP durante o tratamento. O TCTH pode proporcionar redução na qualidade de vida devido aos sintomas físicos e psicológicos dos regimes de condicionamento e efeitos da imunossupressão. Evidenciou-se que os hematologistas pouco encaminham os pacientes aos CP, pois consideram difícil estabelecer prognóstico para doenças hematológicas, desconhecem o período de transição do cuidado e temem a reação dos pacientes.
Discussão e Conclusões
A percepção errônea e as barreiras culturais adiam a oferta de CP aos pacientes com doenças hematológicas. É preciso esclarecer às equipes que CP não são sinônimo de final de vida. Eles favorecem o controle dos sintomas e oferecem suporte psicológico, contribuindo para melhora da qualidade de vida dos pacientes submetidos ao TCTH.
Palavras Chave
Transplante de células-tronco hematopoiéticas; cuidados paliativos; qualidade de vida
Área
TECIDOS - Ossos
Instituições
Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Juliana Zeppini Giudice, Franciele Roberta Cordeiro, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Vanessa Pellegrini Fernandes, Eduarda Rosado Soares, Barbara Resende Ramos